Aula sobre Ecossistemas Aquaticos

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Ecossistemas aquáticos são áreas com abundância de água, como rios, lagos, oceanos e oceanos. Eles são vitais para a vida na Terra, pois fornecem água doce, suporte para a vida marinha e regulam o clima. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os principais ecossistemas aquáticos do Brasil, suas características e a fauna e flora que os habitam. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica. Eles serão divididos em grupos e terão que debater sobre os diferentes ecossistemas.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema e apresente os diferentes ecossistemas aquáticos existentes no Brasil. Explique aos alunos, como a metodologia MDC funcionará durante a aula.

  2. Etapa 2 - Formação de grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo receberá um ecossistema diferente para pesquisar e debater.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos terão 30 minutos para pesquisar sobre o ecossistema que lhes foi atribuído. Eles deverão buscar informações sobre as características do ecossistema, a fauna e flora que o habitam e sua importância para o meio ambiente.

  4. Etapa 4 - Debate

    Cada grupo terá 10 minutos para apresentar suas pesquisas e debater com os outros grupos sobre as diferenças e semelhanças entre os ecossistemas.

  5. Etapa 5 - Preenchimento do formulário

    Durante o debate, os alunos deverão preencher um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula recapitulando as principais informações apresentadas pelos grupos e reforçando a importância dos ecossistemas aquáticos para a vida na Terra.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de caracterização dos principais ecossistemas aquáticos do Brasil.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a pesquisa e a busca por informações relevantes sobre o tema abordado.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de pesquisa e coleta de informações relevantes.
  • Participação ativa e colaboração durante o debate.
  • Habilidade de síntese e clareza na apresentação das informações.
  • Uso correto do modelo de avaliação por rubrica.
  • Conhecimento e compreensão das características dos diferentes ecossistemas aquáticos abordados.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar os diferentes ecossistemas aquáticos do Brasil.
  • Dividir os alunos em grupos e atribuir ecossistemas para pesquisa.
  • Orientar os alunos durante a pesquisa e o debate, estimulando a colaboração e a participação ativa.
  • Acompanhar e avaliar o uso correto do modelo de avaliação por rubrica.
  • Encerrar a aula recapitulando as principais informações apresentadas pelos grupos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre o ecossistema atribuído ao grupo.
  • Participar ativamente do debate, apresentando as informações coletadas e colaborando com os outros grupos.
  • Preencher corretamente o modelo de avaliação por rubrica.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Demonstrar compreensão das características dos diferentes ecossistemas aquáticos abordados.