Aula sobre Ecossistemas Aquaticos
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Ecossistemas aquáticos são áreas com abundância de água, como rios, lagos, oceanos e oceanos. Eles são vitais para a vida na Terra, pois fornecem água doce, suporte para a vida marinha e regulam o clima. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os principais ecossistemas aquáticos do Brasil, suas características e a fauna e flora que os habitam. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica. Eles serão divididos em grupos e terão que debater sobre os diferentes ecossistemas.
Modelo de Debate Crítico (MDC)
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula contextualizando o tema e apresente os diferentes ecossistemas aquáticos existentes no Brasil. Explique aos alunos, como a metodologia MDC funcionará durante a aula.Etapa 2 - Formação de grupos
Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo receberá um ecossistema diferente para pesquisar e debater.Etapa 3 - Pesquisa
Os grupos terão 30 minutos para pesquisar sobre o ecossistema que lhes foi atribuído. Eles deverão buscar informações sobre as características do ecossistema, a fauna e flora que o habitam e sua importância para o meio ambiente.Etapa 4 - Debate
Cada grupo terá 10 minutos para apresentar suas pesquisas e debater com os outros grupos sobre as diferenças e semelhanças entre os ecossistemas.Etapa 5 - Preenchimento do formulário
Durante o debate, os alunos deverão preencher um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 6 - Conclusão
Encerre a aula recapitulando as principais informações apresentadas pelos grupos e reforçando a importância dos ecossistemas aquáticos para a vida na Terra.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de caracterização dos principais ecossistemas aquáticos do Brasil.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Incentivar a pesquisa e a busca por informações relevantes sobre o tema abordado.
Critérios de avaliação
- Capacidade de pesquisa e coleta de informações relevantes.
- Participação ativa e colaboração durante o debate.
- Habilidade de síntese e clareza na apresentação das informações.
- Uso correto do modelo de avaliação por rubrica.
- Conhecimento e compreensão das características dos diferentes ecossistemas aquáticos abordados.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar os diferentes ecossistemas aquáticos do Brasil.
- Dividir os alunos em grupos e atribuir ecossistemas para pesquisa.
- Orientar os alunos durante a pesquisa e o debate, estimulando a colaboração e a participação ativa.
- Acompanhar e avaliar o uso correto do modelo de avaliação por rubrica.
- Encerrar a aula recapitulando as principais informações apresentadas pelos grupos.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa sobre o ecossistema atribuído ao grupo.
- Participar ativamente do debate, apresentando as informações coletadas e colaborando com os outros grupos.
- Preencher corretamente o modelo de avaliação por rubrica.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
- Demonstrar compreensão das características dos diferentes ecossistemas aquáticos abordados.