Aula sobre Ecossistemas Aquaticos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os ecossistemas aquáticos são ambientes que abrigam grande diversidade de vida, incluindo plantas, animais e micro-organismos. Eles podem ser encontrados em rios, lagos, oceanos e outros corpos d'água. Os estudantes podem se relacionar com o tema por meio de experiências pessoais, como visitas a praias, rios ou lagos, e também por notícias sobre preservação ambiental e a importância dos ecossistemas aquáticos para a manutenção da vida na terra. Nesta aula, os estudantes irão aprender sobre a importância dos ecossistemas aquáticos, suas características e diversidade biológica através da metodologia ativa Rotação por estações.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve apresentação sobre o tema e sua importância para a vida na terra. Utilize imagens ou vídeos para ilustrar a diversidade de vida nos ecossistemas aquáticos.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Características dos ecossistemas aquáticos

    Os alunos irão observar e descrever as características de um aquário e de um lago, registrando suas observações em uma tabela. Em seguida, irão comparar as características dos dois ambientes e discutir as principais diferenças.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Flora e fauna dos ecossistemas aquáticos

    Os alunos irão pesquisar sobre a flora e fauna dos ecossistemas aquáticos, utilizando livros e materiais disponíveis em sala de aula. Em seguida, irão criar um cartaz ilustrando as principais espécies encontradas nesses ambientes.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Impactos ambientais nos ecossistemas aquáticos

    Os alunos irão discutir e registrar os principais impactos ambientais nos ecossistemas aquáticos, como a poluição e a pesca excessiva.

  5. Etapa 5 - Criação de um mural

    Em local previamente determinado, os estudantes irão criar um mural com propostas de soluções para diminuir esses impactos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Promova uma discussão geral sobre o tema e as atividades realizadas, enfatizando a importância da preservação dos ecossistemas aquáticos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura, etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações em fontes diversas.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades de cada estação.
  • Capacidade de descrever e comparar as características dos ecossistemas aquáticos.
  • Qualidade do cartaz e do mural produzidos pelos alunos.
  • Capacidade de identificar e propor soluções para os impactos ambientais nos ecossistemas aquáticos.
  • Participação nas discussões em grupo e colaboração com os colegas.

Ações do professor

  • Preparar o ambiente da sala de aula para as atividades de cada estação.
  • Orientar os alunos sobre as atividades a serem realizadas em cada estação.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Proporcionar feedback aos alunos sobre o desempenho nas atividades.
  • Estimular a reflexão sobre a importância da preservação dos ecossistemas aquáticos.

Ações do aluno

  • Observar e registrar as características dos ecossistemas aquáticos.
  • Pesquisar sobre a flora e fauna dos ecossistemas aquáticos.
  • Criar um cartaz e um mural ilustrando as espécies e os impactos ambientais nos ecossistemas aquáticos.
  • Participar das discussões em grupo e colaborar com os colegas.
  • Refletir sobre a importância da preservação dos ecossistemas aquáticos.