Aula sobre Ecossistemas Aquaticos
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Os ecossistemas aquáticos são ambientes naturais que abrigam uma grande diversidade de seres vivos e são fundamentais para a manutenção da vida na Terra. Eles são divididos em dois tipos: os ecossistemas marinhos e os ecossistemas de água doce. Os ecossistemas marinhos incluem, por exemplo, os oceanos, e os ecossistemas de água doce incluem, por exemplo, rios, lagos e lagoas. Esses ambientes aquáticos são essenciais para a nossa sobrevivência, pois fornecem alimento, água, oxigênio e outros recursos para a humanidade e para os seres vivos que habitam esses ambientes. Nesta aula, serão estudados os ecossistemas aquáticos e seus principais aspectos, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Com essa metodologia, os alunos terão a oportunidade de construir seu próprio conhecimento de forma ativa e participativa.
Sala de Aula Invertida
Etapa 1 - Introdução
Faça uma introdução sobre o tema, explicando o que são ecossistemas aquáticos e quais são seus principais tipos. Em seguida, apresente a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e explicar como ela será aplicada nesta aula.Etapa 2 - Seleção de materiais
Disponibilize para os alunos materiais de pesquisa, como livros, artigos, vídeos e sites, que contenham informações sobre ecossistemas aquáticos. Os alunos devem selecionar os materiais que mais lhes interessam e que possam contribuir para a construção do mapa conceitual.Etapa 3 - Elaboração do mapa conceitual
Com base nos materiais selecionados, os alunos devem criar um mapa conceitual sobre ecossistemas aquáticos. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na construção do mapa e forneça feedbacks sobre o trabalho.Etapa 4 - Socialização dos mapas conceituais
Os alunos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma. Durante a apresentação, incentive a discussão e o debate sobre os diferentes pontos de vista apresentados pelos alunos.Etapa 5 - Discussão em grupo
Proponha uma discussão em grupo sobre as características dos ecossistemas aquáticos e sua importância para a vida na Terra, incentivando os alunos a exporem suas opiniões e a discutir em conjunto as informações apresentadas nos mapas conceituais.Etapa 6 - Atividade prática
Proponha uma atividade prática em que os alunos possam aplicar os conceitos estudados sobre ecossistemas aquáticos. Por exemplo, pode-se realizar uma visita a um ambiente aquático próximo à escola e observar a fauna e a flora presente no local.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os principais conceitos sobre ecossistemas aquáticos e a importância desses ambientes para a vida na Terra.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
- Incentivar a construção do conhecimento pelos alunos, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento, por meio de atividades práticas e discussões em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na construção do mapa conceitual.
- Coerência e consistência dos mapas conceituais apresentados pelos alunos.
- Envolvimento dos alunos na discussão em grupo e na atividade prática.
- Clareza e objetividade na apresentação dos conceitos sobre ecossistemas aquáticos.
- Utilização da metodologia ativa Sala de Aula Invertida pelos alunos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
- Disponibilizar materiais de pesquisa para os alunos.
- Orientar os alunos na construção do mapa conceitual.
- Fornecer feedbacks sobre o trabalho dos alunos.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo e na atividade prática.
Ações do aluno
- Selecionar os materiais de pesquisa mais relevantes para a construção do mapa conceitual.
- Criar um mapa conceitual sobre ecossistemas aquáticos, com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Participar ativamente das discussões em grupo e da atividade prática.
- Apresentar seu mapa conceitual para a turma.
- Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para construir seu próprio conhecimento sobre ecossistemas aquáticos.