Aula sobre Ecossistemas Brasileiros

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


biomas são comunidades de seres vivos que interagem entre si e com o ambiente em que vivem. No Brasil, temos uma grande diversidade de biomas, desde a floresta amazônica até o cerrado, passando pelo pantanal e a caatinga. Cada um desses biomas apresenta características únicas, como a quantidade de água, tipo de solo, disponibilidade de luz solar e temperatura, que influenciam diretamente na flora e fauna encontradas nesses locais. Através desta aula, os alunos irão caracterizar os principais biomas brasileiros e entender como as características ambientais influenciam a biodiversidade encontrada nesses locais.

  1. Etapa 1 - Entender

    Introduza o tema, apresentando os principais biomas brasileiros e suas características. Os alunos irão realizar uma pesquisa em grupo sobre um dos biomas apresentados, buscando informações sobre a quantidade de água, tipo de solo, disponibilidade de luz solar e temperatura. Cada grupo irá apresentar suas descobertas para a turma.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um mapa mental sobre o bioma estudado, destacando as principais características ambientais e a biodiversidade encontrada nesse local.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Em grupo, os alunos irão decidir qual espécie de animal ou planta encontrada no bioma estudado eles gostariam de conhecer melhor. Cada grupo irá apresentar sua escolha para a turma.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar um desenho ou maquete da espécie escolhida, destacando suas características e adaptabilidade ao bioma estudado.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo irá apresentar sua maquete ou desenho para a turma, explicando as características da espécie escolhida e como ela se adapta ao bioma estudado.

  6. Etapa 6 - Pergunta

    Alunos responderão à seguinte pergunta: “Todo ser vivo é adaptado para viver somente em um bioma?”.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Termine a aula preenchendo as lacunas teóricas deixadas pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar os principais biomas brasileiros e correlacionar suas características à flora e fauna específicas.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a apresentação de resultados para a turma.
  • Desenvolver a criatividade dos alunos na criação de maquetes ou desenhos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade das informações apresentadas na pesquisa.
  • Criatividade na criação da maquete ou desenho.
  • Capacidade de explicar as características da espécie escolhida e como ela se adapta ao bioma estudado.
  • Respeito às opiniões dos colegas e colaboração no trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar os principais biomas brasileiros.
  • Orientar os alunos na pesquisa em grupo.
  • Estimular a criatividade na criação da maquete ou desenho.
  • Auxiliar os alunos na apresentação dos resultados para a turma.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa em grupo.
  • Criar o mapa mental sobre o bioma estudado.
  • Escolher a espécie de animal ou planta para estudar.
  • Criar a maquete ou desenho da espécie escolhida.
  • Apresentar os resultados para a turma.