Aula sobre Ecossistemas Brasileiros
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
biomas são comunidades de seres vivos que interagem entre si e com o ambiente em que vivem. No Brasil, temos uma grande diversidade de biomas, desde a floresta amazônica até o cerrado, passando pelo pantanal e a caatinga. Cada um desses biomas apresenta características únicas, como a quantidade de água, tipo de solo, disponibilidade de luz solar e temperatura, que influenciam diretamente na flora e fauna encontradas nesses locais. Através desta aula, os alunos irão caracterizar os principais biomas brasileiros e entender como as características ambientais influenciam a biodiversidade encontrada nesses locais.
Etapa 1 - Entender
Introduza o tema, apresentando os principais biomas brasileiros e suas características. Os alunos irão realizar uma pesquisa em grupo sobre um dos biomas apresentados, buscando informações sobre a quantidade de água, tipo de solo, disponibilidade de luz solar e temperatura. Cada grupo irá apresentar suas descobertas para a turma.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos irão criar um mapa mental sobre o bioma estudado, destacando as principais características ambientais e a biodiversidade encontrada nesse local.Etapa 3 - Decidir
Em grupo, os alunos irão decidir qual espécie de animal ou planta encontrada no bioma estudado eles gostariam de conhecer melhor. Cada grupo irá apresentar sua escolha para a turma.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos irão criar um desenho ou maquete da espécie escolhida, destacando suas características e adaptabilidade ao bioma estudado.Etapa 5 - Testar
Cada grupo irá apresentar sua maquete ou desenho para a turma, explicando as características da espécie escolhida e como ela se adapta ao bioma estudado.Etapa 6 - Pergunta
Alunos responderão à seguinte pergunta: “Todo ser vivo é adaptado para viver somente em um bioma?”.Etapa 7 - Conclusão
Termine a aula preenchendo as lacunas teóricas deixadas pelos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar os principais biomas brasileiros e correlacionar suas características à flora e fauna específicas.
- Estimular a pesquisa em grupo e a apresentação de resultados para a turma.
- Desenvolver a criatividade dos alunos na criação de maquetes ou desenhos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Qualidade das informações apresentadas na pesquisa.
- Criatividade na criação da maquete ou desenho.
- Capacidade de explicar as características da espécie escolhida e como ela se adapta ao bioma estudado.
- Respeito às opiniões dos colegas e colaboração no trabalho em grupo.
Ações do professor
- Introduzir o tema e apresentar os principais biomas brasileiros.
- Orientar os alunos na pesquisa em grupo.
- Estimular a criatividade na criação da maquete ou desenho.
- Auxiliar os alunos na apresentação dos resultados para a turma.
- Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa em grupo.
- Criar o mapa mental sobre o bioma estudado.
- Escolher a espécie de animal ou planta para estudar.
- Criar a maquete ou desenho da espécie escolhida.
- Apresentar os resultados para a turma.