Aula sobre Ecossistemas Brasileiros

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A aula de biomas brasileiros é uma oportunidade para os alunos conhecerem um pouco mais sobre a diversidade de ambientes naturais que existem no país. Além disso, a aula tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar os principais biomas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e formação de grupos

    Apresente o tema "biomas brasileiros" e formará grupos de 4 a 5 alunos.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Cada grupo criará um mapa de empatia sobre uma forma de devastação de um bioma brasileiro. O mapa deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é compreender como a avaria das características do bioma afeta suas relações com a flora e fauna.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre o bioma

    Cada grupo fará uma pesquisa sobre o bioma escolhido, utilizando diversas fontes de informação (livros, sites, documentários etc.). O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre as características do bioma e sua relação com a flora e fauna.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas de empatia e das pesquisas

    Cada grupo apresentará o mapa de empatia e a pesquisa sobre o bioma escolhido. O objetivo é compartilhar o conhecimento adquirido e aprender com os outros grupos.

  5. Etapa 5 - Discussão sobre as características dos biomas

    Conduza uma discussão sobre as características dos biomas brasileiros apresentados pelos grupos. O objetivo é correlacionar as características apresentadas com a flora e fauna específicas.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    proponha uma atividade prática para que os alunos apliquem o conhecimento adquirido sobre os biomas brasileiros. Há jogos interessantes nos site Wordwall que podem ser utilizados.

    Exemplo:

    [https://wordwall.net/pt/resource/18257252/quiz-biomas-brasileiros](https://www.google.com/url?q=https://wordwall.net/pt/resource/18257252/quiz-biomas-brasileiros&sa=D&source=editors&ust=1688495490532306&usg=AOvVaw3pgKYvg3L59VdzdBanwGol)


  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a aula, considerando a participação nas atividades, a qualidade das pesquisas e dos mapas de empatia, e a compreensão das características dos biomas brasileiros.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar os principais biomas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações em diversas fontes.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e compartilhar conhecimento.
  • Aplicar a metodologia ativa Design Thinking para promover a empatia e compreensão das características dos biomas brasileiros.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades propostas.
  • Qualidade das pesquisas e dos mapas de empatia.
  • Compreensão das características dos biomas brasileiros.
  • Habilidade de trabalhar em grupo e compartilhar conhecimento.
  • Aplicação da metodologia ativa Design Thinking.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e formar grupos.
  • Orientar a criação dos mapas de empatia e as pesquisas.
  • Conduzir a discussão sobre as características dos biomas brasileiros.
  • Propor uma atividade prática.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia sobre um bioma brasileiro.
  • Pesquisar sobre o bioma escolhido.
  • Apresentar o mapa de empatia e a pesquisa sobre o bioma escolhido.
  • Participar da discussão sobre as características dos biomas brasileiros.
  • Realizar a atividade prática proposta pelo professor.