Aula sobre Ecossistemas Brasileiros

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


biomas brasileiros são áreas geográficas com características específicas de clima, solo e fauna. O Brasil é um país rico em biodiversidade, apresentando diferentes tipos de biomas, como a floresta amazônica, o cerrado, a caatinga, a mata atlântica, o pantanal e a zona costeira. Através da metodologia ativa de gamificação, os alunos poderão desenvolver habilidades de caracterização dos principais biomas brasileiros e correlacioná-las com as suas respectivas floras e faunas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema biomas brasileiros. Utilize imagens, vídeos e textos.

  2. Etapa 2 - Divisão dos alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e explicação do jogo

    Explique as regras do jogo e entregar as cartas de perguntas e afirmações para cada grupo.

  3. Etapa 3 - Desenvolvimento do jogo pelos alunos

    Os grupos devem criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre os biomas brasileiros. Guie os alunos para que não façam perguntas tão óbvias.

    Uma dica é usar as características como endemismo, fauna e flora de cada respectivo bioma, bem como adaptações necessárias para lá se viver.


  4. Etapa 4 - Troca dos jogos entre os grupos

    Os grupos devem trocar seus jogos com outros grupos para que possam jogar e responder às perguntas e afirmações.

  5. Etapa 5 - Discussão em sala de aula

    Os alunos devem discutir as respostas e afirmações e o professor deve orientá-los na correção e explicação das questões.

  6. Etapa 6 - Elaboração de um mapa conceitual

    Os alunos devem fazer um mapa conceitual dos biomas brasileiros, relacionando as características específicas de cada um com as floras e faunas encontradas.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os grupos devem apresentar seus mapas conceituais. Avalie o aprendizado dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de caracterização dos principais biomas brasileiros;
  • Estímulo à criatividade e trabalho em equipe;
  • Desenvolvimento da capacidade de correlacionar características específicas dos biomas com as floras e faunas encontradas.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento dos alunos nas atividades;
  • Qualidade do jogo desenvolvido pelos grupos;
  • Qualidade dos mapas conceituais elaborados pelos grupos;
  • Correção das respostas e afirmações;
  • Conhecimento adquirido pelos alunos sobre os biomas brasileiros.

Ações do professor

  • Apresentação do tema e dos principais biomas brasileiros;
  • Orientação dos grupos na criação do jogo e elaboração dos mapas conceituais;
  • Fornecimento de materiais de apoio;
  • Avaliação do aprendizado dos alunos;
  • Feedback para os alunos sobre o desempenho nas atividades.

Ações do aluno

  • Participação ativa nas atividades;
  • Criação do jogo com perguntas e afirmações sobre os biomas brasileiros;
  • Elaboração do mapa conceitual dos biomas brasileiros;
  • Troca do jogo com outros grupos;
  • Apresentação do mapa conceitual desenvolvido pelo grupo.