Aula sobre Ecossistemas Brasileiros
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
biomas brasileiros são áreas geográficas com características específicas de clima, solo e fauna. O Brasil é um país rico em biodiversidade, apresentando diferentes tipos de biomas, como a floresta amazônica, o cerrado, a caatinga, a mata atlântica, o pantanal e a zona costeira. Através da metodologia ativa de gamificação, os alunos poderão desenvolver habilidades de caracterização dos principais biomas brasileiros e correlacioná-las com as suas respectivas floras e faunas.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema biomas brasileiros. Utilize imagens, vídeos e textos.Etapa 2 - Divisão dos alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e explicação do jogo
Explique as regras do jogo e entregar as cartas de perguntas e afirmações para cada grupo.Etapa 3 - Desenvolvimento do jogo pelos alunos
Os grupos devem criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre os biomas brasileiros. Guie os alunos para que não façam perguntas tão óbvias.Uma dica é usar as características como endemismo, fauna e flora de cada respectivo bioma, bem como adaptações necessárias para lá se viver.
Etapa 4 - Troca dos jogos entre os grupos
Os grupos devem trocar seus jogos com outros grupos para que possam jogar e responder às perguntas e afirmações.Etapa 5 - Discussão em sala de aula
Os alunos devem discutir as respostas e afirmações e o professor deve orientá-los na correção e explicação das questões.Etapa 6 - Elaboração de um mapa conceitual
Os alunos devem fazer um mapa conceitual dos biomas brasileiros, relacionando as características específicas de cada um com as floras e faunas encontradas.Etapa 7 - Apresentação dos mapas conceituais
Os grupos devem apresentar seus mapas conceituais. Avalie o aprendizado dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de caracterização dos principais biomas brasileiros;
- Estímulo à criatividade e trabalho em equipe;
- Desenvolvimento da capacidade de correlacionar características específicas dos biomas com as floras e faunas encontradas.
Critérios de avaliação
- Participação e envolvimento dos alunos nas atividades;
- Qualidade do jogo desenvolvido pelos grupos;
- Qualidade dos mapas conceituais elaborados pelos grupos;
- Correção das respostas e afirmações;
- Conhecimento adquirido pelos alunos sobre os biomas brasileiros.
Ações do professor
- Apresentação do tema e dos principais biomas brasileiros;
- Orientação dos grupos na criação do jogo e elaboração dos mapas conceituais;
- Fornecimento de materiais de apoio;
- Avaliação do aprendizado dos alunos;
- Feedback para os alunos sobre o desempenho nas atividades.
Ações do aluno
- Participação ativa nas atividades;
- Criação do jogo com perguntas e afirmações sobre os biomas brasileiros;
- Elaboração do mapa conceitual dos biomas brasileiros;
- Troca do jogo com outros grupos;
- Apresentação do mapa conceitual desenvolvido pelo grupo.