Aula sobre Ecossistemas Brasileiros
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A aula sobre "Ecossistemas brasileiros" tem como objetivo apresentar aos alunos a diversidade de paisagens e seres vivos encontrados em nosso país. Será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos serão incentivados a discutir e avaliar os diferentes ecossistemas brasileiros a partir de critérios estabelecidos por eles mesmos. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar imagens e vídeos de diferentes ecossistemas brasileiros, como a Floresta Amazônica, o Cerrado, a Caatinga, a Mata Atlântica, entre outros. Também é possível relacionar o tema com a importância da preservação ambiental e do papel de cada um na conservação dos ecossistemas.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualizar a importância dos ecossistemas brasileiros. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para discutir e listar as principais características dos ecossistemas brasileiros.Etapa 2 - Debate
Cada grupo deverá apresentar suas características e discutir com os demais grupos, buscando estabelecer critérios para avaliação dos ecossistemas. Os alunos deverão registrar as características e critérios estabelecidos em um template de avaliação por rúbrica.Exemplo: temperatura média anual, pluviosidade média anual, distribuição da pluviosidade, quantidade de estações do ano, endemismo, fauna e flora.
Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo deverá escolher um ecossistema brasileiro e pesquisar suas características, fauna e flora, além de informações sobre sua preservação e ameaças. Os alunos deverão utilizar fontes confiáveis, como livros e sites especializados.Etapa 4 - Apresentação
Cada grupo deverá apresentar suas pesquisas, utilizando o template de avaliação por rúbrica para avaliar o ecossistema escolhido. Os demais grupos deverão avaliar a apresentação e dar feedbacks construtivos.Etapa 5 - Reflexão
O professor irá conduzir uma reflexão sobre a importância da preservação dos ecossistemas brasileiros e como cada um pode contribuir para essa causa.Etapa 6 - Avaliação
Os alunos deverão avaliar a aula e a metodologia utilizada, apontando pontos positivos e sugestões de melhorias.Etapa 7 - Encerramento
O professor irá encerrar a aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a aplicarem o conhecimento adquirido em seu dia a dia.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, flora e fauna específicas, habilidade de avaliação crítica e a capacidade de argumentação.
- Incentivar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Estimular a pesquisa e a busca por informações em fontes confiáveis.
- Refletir sobre a importância da preservação dos ecossistemas brasileiros.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das principais características dos ecossistemas brasileiros.
- Utilização de fontes confiáveis na pesquisa.
- Apresentação clara e objetiva das informações.
- Capacidade de argumentação e defesa do ecossistema escolhido.
- Participação ativa no debate e na avaliação das apresentações.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância dos ecossistemas brasileiros.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na discussão e estabelecimento de critérios.
- Conduzir a reflexão sobre a importância da preservação dos ecossistemas brasileiros.
- Avaliar a aprendizagem dos alunos e dar feedbacks construtivos.
- Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
Ações do aluno
- Discutir e estabelecer critérios para avaliação dos ecossistemas brasileiros.
- Pesquisar informações sobre o ecossistema escolhido.
- Apresentar as informações de forma clara e objetiva.
- Participar ativamente do debate e da avaliação das apresentações.
- Avaliar a aula e a metodologia utilizada, apontando sugestões de melhorias.