Aula sobre Ecossistemas Brasileiros

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os ecossistemas brasileiros são muito diversos e possuem características únicas que permitem a existência de uma grande variedade de plantas e animais. É importante que os estudantes compreendam como essas características influenciam na vida de cada ser vivo que habita esses locais. Por exemplo, a Floresta Amazônica é um ecossistema rico em biodiversidade e é responsável pela produção de oxigênio, além de ser fonte de medicamentos e alimentos para a população.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresentação do tema e dos objetivos da aula. O professor pode utilizar imagens e vídeos para despertar a curiosidade dos alunos.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Cerrado

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo passará por uma estação. Na primeira estação, os alunos irão reconhecer as características do Cerrado, a partir de uma foto ou video irão descrever tudo que chama mais atenção.

    Então será apresentado um texto descritivo para compararem.


  3. Etapa 3 - Estação 2 - Mata Atlântica

    Na segunda estação, os alunos irão descrever as características da Mata Atlântica baseadas em um gráfico que conste variação pluviométrica anual, temperatura e estações.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Amazônia

    Na terceira estação, os alunos irão conhecer as características da Floresta Amazônica, como a paisagem, quantidade de água, tipo de solo, disponibilidade de luz solar e temperatura. Em seguida, os alunos farão uma atividade prática, como a criação de maquetes ou a elaboração de cartazes que representem a biodiversidade e a importância desse ecossistema.

  5. Etapa 5 - Estação 4 - Pantanal

    Apresente o ciclo de vida de uma planta ou animal que habite o pantanal, esse deve conter modificações de acordo com a estação (cheia ou chuvosa) implícitas. Então os alunos devem discutir o porquê dessas modificações serem necessárias, o que logicamente remete à transformação natural do bioma.

  6. Etapa 6 - Estação 6 - Ecótonos

    Nessa estação, os alunos serão confrontados com um mapa do Brasil preenchido pela extensão da ocupação de cada bioma.

    Então devem discutir a pergunta: “Como ocorre a transição de um bioma para o outro? Há uma linha que delimita a transformação espontânea?”


  7. Etapa 7 - Conclusão

    Os alunos retornarão à sala de aula e farão uma roda de conversa para compartilhar as atividades realizadas em cada estação. Estimule a reflexão dos alunos sobre a importância da conservação dos ecossistemas brasileiros.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à fauna e flora específicas.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos por meio das atividades práticas.
  • Refletir sobre a importância da conservação dos ecossistemas brasileiros.

Critérios de avaliação

  • Compreensão das características dos ecossistemas brasileiros.
  • Participação nas atividades práticas em cada estação.
  • Reflexão sobre a importância da conservação dos ecossistemas brasileiros.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação dos alunos nas atividades práticas.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre a importância da conservação dos ecossistemas brasileiros.

Ações do aluno

  • Participar das atividades práticas em cada estação.
  • Compartilhar o conhecimento adquirido com os colegas.
  • Refletir sobre a importância da conservação dos ecossistemas brasileiros.