Aula sobre Ecossistemas Brasileiros

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Brasil é um país rico em biodiversidade e possui uma grande variedade de biomas. Cada um desses biomas possui características únicas em relação à paisagem, quantidade de água, tipo de solo, disponibilidade de luz solar e temperatura, o que influencia diretamente na flora e fauna presentes. Nesta aula, iremos explorar os principais biomas brasileiros e como suas características estão relacionadas à fauna e flora específicas.

  1. Etapa 1 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos deverão pesquisar sobre os principais biomas brasileiros e suas características, utilizando fontes confiáveis. Disponibilize materiais de apoio, como livros didáticos, vídeos e artigos. Cada aluno deverá criar seu próprio resumo sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Faça uma breve apresentação sobre os biomas brasileiros, mostrando imagens e vídeos para contextualizar o tema.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão formar grupos e discutir sobre as características dos biomas brasileiros que pesquisaram. Cada grupo deverá escolher um bioma para apresentar para a turma.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Os grupos deverão apresentar suas pesquisas e discutir sobre a fauna e flora específicas de cada bioma. Incentive a participação de todos os alunos na discussão e esclarecer possíveis dúvidas.

  5. Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", para avaliar o seu aprendizado sobre o tema. Explique como essa ferramenta pode ser utilizada para aprimorar o processo de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Aplicação do template

    Os alunos deverão preencher o template com base em sua experiência na aula e no que aprenderam sobre os biomas brasileiros.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e incentivará os alunos a continuarem a pesquisa sobre o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
  • Promover a compreensão sobre a relação entre as características dos biomas brasileiros e a fauna e flora presentes.
  • Desenvolver habilidades de avaliação e autoavaliação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na aula.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
  • Qualidade da apresentação dos grupos.
  • Uso adequado do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Incentivar a participação ativa dos alunos.
  • Esclarecer dúvidas dos alunos.
  • Estimular a pesquisa utilizando fontes confiáveis.
  • Explicar a metodologia da Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula.
  • Realizar pesquisa utilizando fontes confiáveis.
  • Apresentar suas pesquisas de forma clara e objetiva.
  • Utilizar adequadamente o template de Dinâmica dos 3 Qs.