Aula sobre Educacao E Emprego No Brasil

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O Brasil é um país com uma grande população jovem e muitos desafios na área educacional e de empregabilidade. A relação entre educação e emprego é um tema relevante para os alunos do 9º ano do ensino fundamental, pois estão prestes a ingressar no ensino médio e a pensar em suas escolhas profissionais. Além disso, é importante que compreendam como a urbanização, a produção agropecuária e o capital financeiro afetam o mercado de trabalho no país.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente aos alunos a problemática a ser trabalhada: "Como a relação entre educação e emprego é afetada pelas transformações da produção agropecuária, pela expansão do desemprego estrutural e pelo papel crescente do capital financeiro no Brasil?".

    Para ilustrar o tema, utilize recursos simples como cartazes, imagens e mapas.


  2. Etapa 2 - Geração de hipóteses

    Os alunos, em grupos, devem discutir e levantar hipóteses sobre a problemática apresentada. Forneça materiais de apoio como reportagens, artigos de jornais e revistas, além de dados estatísticos sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Seleção de alternativas

    Os grupos devem selecionar as hipóteses mais relevantes e apresentá-las ao restante da turma. Para registrar as ideias dos alunos, utilize recursos simples como murais, quadros e flipcharts

  4. Etapa 4 - Formulação de questões

    Com base nas hipóteses selecionadas, cada grupo deverá formular questões a serem respondidas pelos outros grupos. Forneça aos alunos materiais simples como cartões ou fichas para que os grupos registrem suas questões.

  5. Etapa 5 - Busca de informações

    Os grupos devem buscar informações para responder às questões formuladas. Forneça materiais de apoio como livros, enciclopédias, atlas e outros recursos simples.

  6. Etapa 6 - Síntese e solução

    Os grupos devem sintetizar as informações obtidas e apresentar soluções para as questões formuladas. Ofereça recursos simples como cartazes, maquetes, desenhos e outros materiais para que os grupos apresentem suas conclusões.

  7. Etapa 7 - Registro no diário de bordo

    Os grupos devem registrar todas as etapas do processo no diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Ofereça recursos simples como cadernos, fichários e pastas para que os alunos organizem seus registros.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações relevantes para a solução de problemas.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e de apresentar soluções criativas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade das hipóteses levantadas e das questões formuladas.
  • Qualidade da pesquisa realizada e da apresentação das soluções.
  • Organização e qualidade do registro no diário de bordo.
  • Capacidade de relacionar o tema com a realidade brasileira.

Ações do professor

  • Apresentar a problemática e os objetivos da aula.
  • Fornecer materiais de apoio e orientar os grupos na busca por informações.
  • Registrar as ideias dos alunos e estimular a participação de todos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
  • Estimular a reflexão sobre a relação entre o tema e a realidade brasileira.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Levantar hipóteses e formular questões relevantes.
  • Buscar informações de forma organizada e eficiente.
  • Apresentar soluções criativas e bem fundamentadas.
  • Registrar todas as etapas do processo no diário de bordo.