Aula sobre Educacao E Emprego No Brasil

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A aula sobre "Educação e Emprego no Brasil" é uma oportunidade para os alunos compreenderem as relações entre a educação e o mercado de trabalho no país. Ao final da atividade, espera-se que os estudantes compreendam as transformações da produção agropecuária, a expansão do desemprego estrutural e o papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema "Educação e Emprego no Brasil" realizando uma brevecontextualização para os alunos. Em seguida, proponha uma roda de conversa para que os estudantes possam compartilhar suas percepções sobre o tema e levantar questões e dúvidas que possam ser abordadas durante a aula.

  2. Etapa 2 - Definição do problema

    Apresente aos alunos a proposta de criar um diário de bordo sobre o tema, contendo os campos de “Problema”, “Geração de Alternativas” e "Solução". Os alunos, em grupos, devem definir um problema relacionado ao tema e apresentá-lo ao restante da turma.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos, em grupos, devem realizar pesquisas sobre o problema definido, utilizando recursos simples como livros, revistas, jornais e entrevistas com pessoas da comunidade. Oriente os estudantes na busca por informações relevantes e confiáveis.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Com base nas informações coletadas, os grupos devem gerar alternativas para solucionar o problema identificado. Incentive a criatividade e a inovação dos alunos nessa etapa.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos devem escolher a melhor alternativa para solucionar o problema e apresentá-la ao restante da turma. Estimule a argumentação e o debate entre os estudantes.

  6. Etapa 6 - Criação do diário de bordo

    Com base nas informações coletadas e na solução apresentada, os grupos devem criar o diário de bordo, contendo os campos de “Problema”, “Geração de Alternativas” e "Solução".Oriente os alunos na organização e apresentação das informações.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos diários de bordo

    Os grupos devem apresentar os diários de bordo ao restante da turma, compartilhando as informações e soluções encontradas. Avalie a participação e o desempenho dos alunos nessa etapa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na busca por soluções para problemas relacionados ao tema.
  • Desenvolver a habilidade de argumentação e debate entre os estudantes.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento dos alunos na atividade.
  • Qualidade das informações coletadas e apresentadas nos diários de bordo.
  • Coerência e relevância da solução apresentada para o problema identificado.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na busca por informações relevantes e confiáveis.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na busca por soluções para problemas relacionados ao tema.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar pesquisas sobre o tema utilizando materiais simples.
  • Apresentar soluções criativas e inovadoras para os problemas identificados.