Aula sobre Educacao E Emprego No Brasil

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O tema "Educação e emprego no Brasil" é de extrema importância para os alunos do 9º ano do ensino fundamental, pois está diretamente relacionado ao seu futuro profissional e à sua inserção na sociedade. Nesta aula, os alunos serão incentivados a desenvolverem a habilidade de relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema "Educação e emprego no Brasil",explique a importância do assunto para o futuro dos alunos. Relacione o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Divida a turma em grupos e oriente-os a criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Cada grupo escolherá um subtema relacionado ao tema principal (ex.desemprego estrutural, precarização do trabalho, etc.)e preencherá o mapa de empatia com informações sobre as pessoas que são afetadas por esse subtema.

  3. Etapa 3 - Compartilhamento

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia para a turma, explicando o subtema escolhido e as informações contidas no mapa.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos voltam a se reunir em grupo, discutem a respeito da apresentação realizada e se organizampara o desenvolvimento de uma pesquisa sobre o subtema escolhido.

  5. Etapa 5 - Pesquisa

    Os alunos farão uma pesquisa associando o subtema escolhido ao tema principal. As informações podem ser buscadas em livros, revistas, jornais ou em outros materiais disponíveis na escola.

    Oriente-osa produzir o material que a pesquisa será apresentada, como:cartazes, desenhos ou maquetes, mapa conceitual, etc.


  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo apresentará os resultados de sua pesquisa para a turma, apoiados do material produzido.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula resumindo os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a refletirem sobre a importância da educação para o emprego no Brasil.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e de apresentar informações de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade das informações apresentadas no mapa de empatia e na pesquisa.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos resultados da pesquisa.
  • Habilidade em relacionar o subtema escolhido com o tema principal.
  • Habilidade em trabalhar em grupo e de forma colaborativa.

Ações do professor

  • Explicar a importância do tema para os alunos.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a pesquisa em materiais analógicos.
  • Auxiliar os grupos na apresentação dos resultados da pesquisa.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação do mapa de empatia.
  • Realizar pesquisa.
  • Preparar a apresentação dos resultados da pesquisa.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Colaborar com os colegas durante as atividades em grupo.