Aula sobre Efeito Da Rotacao Da Terra
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Nesta aula, vamos estudar sobre o efeito da rotação da Terra. Esse tema é importante para entendermos como funciona o movimento dos corpos celestes e como isso afeta nosso planeta. Além disso, vamos utilizar a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão pesquisar sobre o tema, identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. Essa atividade tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol.
Etapa 1 - . Introdução
Inicie a aula explicando sobre o tema e sua importância. Em seguida, apresente a metodologia Estudo de Caso e explique como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida a turma em grupos e escolha um tema relacionado ao efeito da rotação da Terra para cada grupo pesquisar, como duração, velocidade.Etapa 3 - Identificação do problema
Cada grupo deve identificar um problema relacionado ao tema escolhido.Etapa 4 - Levantamento de dados
Os alunos devem pesquisar sobre o problema identificado, entrevistar pessoas reais e coletar outras informações relevantes.Etapa 5 - Análise do contexto
Com os dados coletados, os grupos devem analisar o contexto do problema e identificar suas causas e possíveis soluções.Etapa 6 - Comparação
Os grupos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, para verificar a veracidade das informações coletadas.Etapa 7 - Soluções
Por fim, os grupos devem propor soluções para o problema identificado e criar um infográfico com as informações coletadas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de inferência;
- Estímulo à pesquisa e ao trabalho em grupo;
- Desenvolvimento do pensamento crítico;
- Estímulo à criatividade e à produção de material didático.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos nas atividades propostas;
- Qualidade e veracidade das informações coletadas;
- Criatividade e clareza na criação dos infográficos;
- Coerência e consistência na proposta de soluções para o problema identificado.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia Estudo de Caso;
- Orientar os alunos na escolha do tema e na identificação do problema;
- Acompanhar e orientar as pesquisas dos grupos;
- Estimular a criatividade e a produção de material de qualidade;
- Avaliar e dar feedback sobre o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Realizar pesquisas e entrevistas com qualidade e veracidade;
- Trabalhar em grupo de forma colaborativa;
- Criar infográficos criativos e com informações claras;
- Propor soluções coerentes e consistentes para o problema identificado.