Aula sobre Efeito Da Rotacao Da Terra

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Nesta aula, vamos estudar sobre o efeito da rotação da Terra. Esse tema é importante para entendermos como funciona o movimento dos corpos celestes e como isso afeta nosso planeta. Além disso, vamos utilizar a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão pesquisar sobre o tema, identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. Essa atividade tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol.

  1. Etapa 1 - . Introdução

    Inicie a aula explicando sobre o tema e sua importância. Em seguida, apresente a metodologia Estudo de Caso e explique como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos e escolha um tema relacionado ao efeito da rotação da Terra para cada grupo pesquisar, como duração, velocidade.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo deve identificar um problema relacionado ao tema escolhido.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os alunos devem pesquisar sobre o problema identificado, entrevistar pessoas reais e coletar outras informações relevantes.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Com os dados coletados, os grupos devem analisar o contexto do problema e identificar suas causas e possíveis soluções.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, para verificar a veracidade das informações coletadas.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Por fim, os grupos devem propor soluções para o problema identificado e criar um infográfico com as informações coletadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de inferência;
  • Estímulo à pesquisa e ao trabalho em grupo;
  • Desenvolvimento do pensamento crítico;
  • Estímulo à criatividade e à produção de material didático.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos nas atividades propostas;
  • Qualidade e veracidade das informações coletadas;
  • Criatividade e clareza na criação dos infográficos;
  • Coerência e consistência na proposta de soluções para o problema identificado.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia Estudo de Caso;
  • Orientar os alunos na escolha do tema e na identificação do problema;
  • Acompanhar e orientar as pesquisas dos grupos;
  • Estimular a criatividade e a produção de material de qualidade;
  • Avaliar e dar feedback sobre o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Realizar pesquisas e entrevistas com qualidade e veracidade;
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa;
  • Criar infográficos criativos e com informações claras;
  • Propor soluções coerentes e consistentes para o problema identificado.