Aula sobre Efeito Da Rotacao Da Terra

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O tema da aula é "Efeito da rotação da Terra". O objetivo desta aula é que os alunos desenvolvam a habilidade de inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.

Para contextualizar o tema, comece perguntando aos alunos se eles já observaram como as sombras mudam ao longo do dia. Em seguida, explique que essas mudanças estão relacionadas ao movimento de rotação da Terra. Apresente exemplos práticos, como o uso de uma bússola para identificar a direção norte e a posição do sol no céu em diferentes momentos do dia.

A metodologia utilizada nesta aula será a Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula explicando o tema e sua importância. Em seguida, apresente exemplos práticos de como a rotação da Terra afeta as sombras. Utilize imagens e vídeos para ilustrar o tema.

    Exemplo: João andava de bicicleta no período da manhã, e ao ir almoçar, deixou sua bicicleta na sombra da árvore. Algumas horas após o almoço, ele foi andar novamente de bicicleta e percebeu que ela não estava na sombra da árvore. Nesse caso, não foi o sol que mudou de posição e sim a terra que realizou o movimento de rotação.


  2. Etapa 2 - Criação das cartas de perguntas e afirmações

    Divida a turma em grupos e explique que cada grupo deve criar 8 cartas de perguntas sobre o tema e 8 cartas de afirmações relacionadas ao tema. Forneça orientações claras sobre o que deve ser abordado nas cartas.

  3. Etapa 3 - Troca de cartas e leitura

    Cada grupo troca suas cartas com outro grupo e lê as perguntas e afirmações criadas pelo outro grupo. Os alunos devem discutir em grupo para entender e esclarecer as cartas recebidas.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Os grupos devem utilizar as cartas recebidas para criar um jogo com perguntas e respostas. O jogo deve ter regras claras e ser divertido. Forneça orientações para ajudar os grupos a criarem o jogo.

  5. Etapa 5 - Jogo em grupo

    Os grupos jogam entre si e devem responder corretamente às perguntas e afirmações. Esteja presente para ajudar a esclarecer dúvidas e incentivar a participação dos alunos.

  6. Etapa 6 - Debate em grupo

    Após o jogo, os grupos devem discutir o que aprenderam e compartilhar as informações. Incentivea participação de todos e esclareça as dúvidas que ainda possam existir.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Finalize a aula reforçando os principais pontos abordados e a importância do tema. Forneça recursos adicionais para que os alunos possam continuar aprendendo sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do jogo.
  • Desenvolver a capacidade de comunicação e argumentação dos alunos durante o debate em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante toda a aula.
  • Qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos grupos.
  • Clareza das regras do jogo criado pelos grupos.
  • Participação dos alunos durante o jogo em grupo.
  • Qualidade do debate em grupo e entendimento do tema.

Ações do professor

  • Explicar o tema de forma clara e objetiva.
  • Fornecer orientações claras para a criação das cartas e do jogo.
  • Estimular a participação dos alunos durante toda a aula.
  • Esclarecer as dúvidas dos alunos durante o jogo em grupo.
  • Incentivar o debate em grupo e a troca de informações entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente durante toda a aula.
  • Criar perguntas e afirmações de qualidade.
  • Criar um jogo divertido e com regras claras.
  • Participar do jogo em grupo e responder corretamente às perguntas.
  • Contribuir para o debate em grupo e compartilhar informações com os colegas.