Aula sobre Efeito Da Rotacao Da Terra

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O movimento de rotação da Terra é um dos mais importantes conceitos da Ciência, pois é responsável por diversos fenômenos que acontecem na natureza. Nesta aula, vamos explorar o efeito da rotação da Terra e como ela influencia a sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que vai permitir que os alunos discutam e construam o conhecimento de forma colaborativa. Alguns exemplos práticos que podem ser utilizados em sala de aula são: observação da sombra de objetos em diferentes horários do dia, uso de relógios de sol, entre outros.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e debate inicial

    Apresente o tema e levante algumas questões para iniciar o debate, como: você já observou a sombra de um objeto em diferentes horários do dia? Você já ouviu falar em relógio de sol? O que você sabe sobre o movimento de rotação da Terra?

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos e definição dos subtópicos

    Divida a turma em em quatro grupos: júri, defesa, acusação e júri popular.Os alunos deverão pesquisar sobre o tema, como o que é a rotação da Terra, como ela influencia a sombra de um objeto, como a sombra muda em diferentes períodos do ano, etc. sempre buscando informações e exemplos práticos. Oriente e auxilie os grupos durante a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e elaboração do template de avaliação por rúbrica

    Cada grupo deve pesquisar sobre o seu subtópico e elaborar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido. O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades de análise crítica e avaliação.

  4. Etapa 4 - Debate em grupo

    Cada grupo deve apresentar o seu tema e debater com os demais grupos. Medie o debate e incentive a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Plenária final

    Ao final do debate, conduza uma plenária em que os alunos possam compartilhar as principais conclusões e aprendizados da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol.
  • Estimular a colaboração e a análise crítica por meio da metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Desenvolver habilidades de avaliação e análise crítica por meio da elaboração do template de avaliação por rúbrica.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de análise crítica e avaliação por meio do template de avaliação por rúbrica.
  • Participação ativa no debate em grupo.
  • Compreensão e aplicação dos conceitos relacionados ao tema.

Ações do professor

  • Mediar o debate em grupo e incentivar a participação de todos.
  • Conduzir a plenária final e estimular a reflexão sobre os aprendizados da aula.
  • Orientar os alunos na elaboração do template de avaliação por rúbrica.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate em grupo e respeitar as opiniões dos colegas.
  • Realizar pesquisa sobre o subtópico escolhido e elaborar o template de avaliação por rúbrica.
  • Compartilhar as principais conclusões e aprendizados da aula na plenária final.