Aula sobre Efeito Da Rotacao Da Terra
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O movimento de rotação da Terra é um dos mais importantes conceitos da Ciência, pois é responsável por diversos fenômenos que acontecem na natureza. Nesta aula, vamos explorar o efeito da rotação da Terra e como ela influencia a sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que vai permitir que os alunos discutam e construam o conhecimento de forma colaborativa. Alguns exemplos práticos que podem ser utilizados em sala de aula são: observação da sombra de objetos em diferentes horários do dia, uso de relógios de sol, entre outros.
Etapa 1 - Apresentação do tema e debate inicial
Apresente o tema e levante algumas questões para iniciar o debate, como: você já observou a sombra de um objeto em diferentes horários do dia? Você já ouviu falar em relógio de sol? O que você sabe sobre o movimento de rotação da Terra?Etapa 2 - Divisão em grupos e definição dos subtópicos
Divida a turma em em quatro grupos: júri, defesa, acusação e júri popular.Os alunos deverão pesquisar sobre o tema, como o que é a rotação da Terra, como ela influencia a sombra de um objeto, como a sombra muda em diferentes períodos do ano, etc. sempre buscando informações e exemplos práticos. Oriente e auxilie os grupos durante a pesquisa.Etapa 3 - Pesquisa e elaboração do template de avaliação por rúbrica
Cada grupo deve pesquisar sobre o seu subtópico e elaborar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido. O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades de análise crítica e avaliação.Etapa 4 - Debate em grupo
Cada grupo deve apresentar o seu tema e debater com os demais grupos. Medie o debate e incentive a participação de todos.Etapa 5 - Plenária final
Ao final do debate, conduza uma plenária em que os alunos possam compartilhar as principais conclusões e aprendizados da aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol.
- Estimular a colaboração e a análise crítica por meio da metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC).
- Desenvolver habilidades de avaliação e análise crítica por meio da elaboração do template de avaliação por rúbrica.
Critérios de avaliação
- Capacidade de análise crítica e avaliação por meio do template de avaliação por rúbrica.
- Participação ativa no debate em grupo.
- Compreensão e aplicação dos conceitos relacionados ao tema.
Ações do professor
- Mediar o debate em grupo e incentivar a participação de todos.
- Conduzir a plenária final e estimular a reflexão sobre os aprendizados da aula.
- Orientar os alunos na elaboração do template de avaliação por rúbrica.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate em grupo e respeitar as opiniões dos colegas.
- Realizar pesquisa sobre o subtópico escolhido e elaborar o template de avaliação por rúbrica.
- Compartilhar as principais conclusões e aprendizados da aula na plenária final.