Aula sobre Efeito Da Rotacao Da Terra

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O movimento da Terra em torno do Sol e sua rotação em torno de seu próprio eixo são processos fundamentais para explicar a passagem do tempo e as mudanças climáticas. Esses movimentos também são responsáveis pela alternância entre o dia e a noite e pela variação das estações do ano. Nesta aula, vamos explorar o efeito da rotação da Terra e como ela se relaciona com a sombra de uma vara (gnômon) em diferentes períodos do ano. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma roda de conversa com os alunos para apresentar o tema e explicar como a rotação da Terra afeta a posição do Sol no céu e a sombra da vara. Será feita uma breve revisão dos conceitos de movimento de rotação e translação da Terra e inclinação do eixo de rotação.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Observação da sombra

    Os alunos da estação 1 vão observar a sombra de uma vara em diferentes horários do dia e em diferentes períodos do ano. Eles deverão registrar suas observações em um caderno e desenhar a posição da vara e da sombra em cada horário.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Modelagem

    Os alunos da estação 2 vão construir um modelo de papelão que represente a Terra e o Sol. Eles deverão simular a rotação da Terra e observar como a posição do Sol muda no céu e como a sombra da vara se move.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Animação

    Os alunos da estação 3 vão criar uma animação no computador que mostre a rotação da Terra e a mudança na posição do Sol no céu ao longo do dia. Eles deverão incluir a sombra da vara na animação e explicar como ela muda de posição.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos vão se reunir em grupos mistos para discutir suas observações e resultados das atividades. Eles deverão comparar suas observações e discutir como a rotação da Terra afeta a posição do Sol no céu e a sombra da vara.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese dos resultados da atividade e reforce a importância da observação e da experimentação para compreender melhor o mundo ao nosso redor.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de observação e registro de dados.
  • Explorar a relação entre o movimento de rotação da Terra e a posição do Sol no céu.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na construção de modelos e animações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Registro correto das observações e resultados das atividades.
  • Criatividade e originalidade na construção de modelos e animações.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fornecer orientações claras sobre as atividades e os objetivos da aula.
  • Incentivar a observação e a experimentação como forma de aprendizado.

Ações do aluno

  • Observar e registrar corretamente as mudanças na sombra da vara ao longo do dia e em diferentes períodos do ano.
  • Participar ativamente das atividades em grupo e discutir os resultados com os colegas.
  • Demonstrar criatividade e originalidade na construção de modelos e animações.