Aula sobre Efeito Da Rotacao Da Terra

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, vamos aprender sobre o efeito da rotação da Terra. Esse é um tema muito importante para entendermos como funciona o movimento do nosso planeta e suas consequências. Por exemplo, a mudança na sombra de uma vara ao longo do dia pode ser uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol. Esse conhecimento nos ajuda a entender as estações do ano, os horários de sol e o tempo de duração do dia. Para trabalhar esse tema, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando a importância do tema e como ele pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes. Em seguida, apresente a metodologia Sala de Aula Invertida e explique como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Os alunos devem assistir a um vídeo sobre a rotação da Terra e responder a algumas perguntas sobre o tema. O vídeo pode ser selecionado pelo professor ou sugerido pelos próprios alunos.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade. Sugira algumas palavras-chave para ajudar na criação do mapa, como duração, velocidade, as consequências. É importante que os alunos trabalhem em grupos para trocar ideias e discutir o tema.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual e explicar como chegou a cada uma das sub-ideias. Estimule a discussão entre os grupos e faça perguntas para ajudar a aprofundar o tema.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente alguns exemplos práticos que ilustrem o efeito da rotação da Terra, como a mudança na sombra de uma vara ao longo do dia ou a explicação das estações do ano. Os alunos devem discutir e analisar esses exemplos e como eles se relacionam com o mapa conceitual criado anteriormente.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Faça uma síntese do que foi discutido na aula e reforce os conceitos mais importantes. Os alunos devem fazer uma reflexão sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em seu cotidiano.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Aplique uma avaliação para verificar o conhecimento dos alunos sobre o tema. Pode ser uma prova escrita ou uma atividade prática relacionada ao tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em inferir os movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo por meio da criação de um mapa conceitual.
  • Desenvolver a capacidade de análise e discussão crítica sobre o tema.
  • Reforçar a importância do conhecimento científico para a compreensão do mundo.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos básicos sobre a rotação da Terra.
  • Capacidade de análise e discussão crítica sobre o tema.
  • Habilidade em criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias relacionadas.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Reflexão sobre a importância do conhecimento científico para a compreensão do mundo.

Ações do professor

  • Explicar claramente a importância do tema e como ele pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo por meio da criação de um mapa conceitual.
  • Fazer perguntas para estimular a discussão e aprofundar o tema.
  • Apresentar exemplos práticos para ilustrar o efeito da rotação da Terra.
  • Fazer uma síntese do que foi discutido na aula e reforçar os conceitos mais importantes.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo e responder às perguntas sobre o tema.
  • Trabalhar em grupo para criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias relacionadas.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Analisar e discutir exemplos práticos apresentados pelo professor.
  • Fazer uma reflexão sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em seu cotidiano.