Aula sobre Efeito De Mare
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
O efeito de maré é um fenômeno que ocorre diariamente e que pode ser observado em diversas regiões do mundo. Ele é resultado da atração gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra, gerando um movimento de subida e descida das águas do mar. Além disso, o efeito de maré também pode ser influenciado pela posição do Sol em relação à Terra e à Lua.
Intencionalidade Pedagógica
1\. Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
2\. Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
3\. Desenvolver a habilidade de avaliação e autoavaliação dos alunos.
Etapa 1 - Introdução
O professor irá apresentar o tema e contextualizar o assunto, explicando como o efeito de maré é influenciado pelas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.Etapa 2 - Construção dos grupos
Os alunos serão organizados em grupos de 3 a 4 pessoas, com a intenção de trabalhar em equipe e compartilhar conhecimentos.Etapa 3 - Criação do template de avaliação
Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 4 - Pesquisa em grupo
Cada grupo irá pesquisar sobre o efeito de maré, buscando informações que possam ajudar na construção dos argumentos e na apresentação. Recomendamos que direcione a pesquisa, por exemplo: importância do efeito de maré para os animais, causadores do efeito de maré, como humanos o exploram, etc.Etapa 5 - Apresentação e avaliação
Cada grupo terá 10 minutos para apresentar seus argumentos e conclusões sobre o efeito de maré. Ao final de cada apresentação, os outros grupos irão avaliar o desempenho do grupo em relação aos critérios definidos no template de avaliação.Etapa 6 - Discussão em grupo
Ao final das apresentações, os grupos terão 20 minutos para discutir sobre as avaliações recebidas e para fazer uma autoavaliação, identificando pontos fortes e pontos a melhorar.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese das discussões e apresentará conclusões sobre o tema, reforçando a importância da colaboração e do trabalho em equipe.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
- Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
- Desenvolver a habilidade de avaliação e autoavaliação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar o assunto.
- Organizar os grupos.
- Orientar os alunos na criação do template de avaliação.
- Acompanhar as pesquisas dos grupos e tirar dúvidas.
- Sintetizar as discussões e apresentar conclusões sobre o tema.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe.
- Criar o template de avaliação.
- Pesquisar sobre o efeito de maré.
- Apresentar argumentos e conclusões.
- Avaliar e autoavaliar o desempenho do grupo.