Aula sobre Efeito De Mare

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O efeito de maré é um fenômeno que ocorre diariamente e que pode ser observado em diversas regiões do mundo. Ele é resultado da atração gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra, gerando um movimento de subida e descida das águas do mar. Além disso, o efeito de maré também pode ser influenciado pela posição do Sol em relação à Terra e à Lua.

Intencionalidade Pedagógica

1\. Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.

2\. Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.

3\. Desenvolver a habilidade de avaliação e autoavaliação dos alunos.


  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor irá apresentar o tema e contextualizar o assunto, explicando como o efeito de maré é influenciado pelas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.

  2. Etapa 2 - Construção dos grupos

    Os alunos serão organizados em grupos de 3 a 4 pessoas, com a intenção de trabalhar em equipe e compartilhar conhecimentos.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo irá pesquisar sobre o efeito de maré, buscando informações que possam ajudar na construção dos argumentos e na apresentação. Recomendamos que direcione a pesquisa, por exemplo: importância do efeito de maré para os animais, causadores do efeito de maré, como humanos o exploram, etc.

  5. Etapa 5 - Apresentação e avaliação

    Cada grupo terá 10 minutos para apresentar seus argumentos e conclusões sobre o efeito de maré. Ao final de cada apresentação, os outros grupos irão avaliar o desempenho do grupo em relação aos critérios definidos no template de avaliação.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Ao final das apresentações, os grupos terão 20 minutos para discutir sobre as avaliações recebidas e para fazer uma autoavaliação, identificando pontos fortes e pontos a melhorar.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese das discussões e apresentará conclusões sobre o tema, reforçando a importância da colaboração e do trabalho em equipe.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação e autoavaliação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o assunto.
  • Organizar os grupos.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação.
  • Acompanhar as pesquisas dos grupos e tirar dúvidas.
  • Sintetizar as discussões e apresentar conclusões sobre o tema.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe.
  • Criar o template de avaliação.
  • Pesquisar sobre o efeito de maré.
  • Apresentar argumentos e conclusões.
  • Avaliar e autoavaliar o desempenho do grupo.