Aula sobre Efeito De Mare

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O tema "Efeito de Maré" é um fenômeno natural que ocorre em corpos d'água, como oceanos e lagos, e é influenciado pela posição da Lua em relação à Terra. É importante para os estudantes compreenderem como isso afeta a vida marinha e como pode ser aplicado na navegação e na pesca. Nesta aula, os alunos utilizarão a metodologia Design Thinking para criar um mapa de empatia, a fim de entenderem o ponto de vista de diferentes seres vivos em relação ao efeito de maré.

Intencionalidade Pedagógica

1\. Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses.

2\. Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de modelos.

3\. Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender diferentes pontos de vista em relação ao efeito de maré.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Efeito de Maré" e seus subtópicos, como a influência da Lua na maré e como isso afeta a vida marinha. Os alunos farão anotações em seus cadernos.

    Uma forma de tangibilizar é esse curto vídeo https://www.youtube.com/shorts/4TvhrMbWQiE.


  2. Etapa 2 - Introdução à metodologia Design Thinking

    Explique a metodologia Design Thinking e como ela pode ser aplicada à compreensão do ponto de vista dos seres vivos em relação ao efeito de maré.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos, em grupos, criarão um mapa de empatia para diferentes seres vivos, como peixes, caranguejos, algas e aves marinhas. Eles preencherão os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Dê exemplos práticos para ajudá-los.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos apresentarão seus mapas de empatia e discutirão as semelhanças e diferenças entre os diferentes seres vivos em relação ao efeito de maré.

  5. Etapa 5 - Construção de modelos

    Os alunos, em grupos, construirão modelos para representar como o efeito de maré afeta a vida marinha. Eles poderão utilizar materiais como argila, papelão e tintas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos modelos

    Os grupos apresentarão seus modelos e explicarão como o efeito de maré afeta a vida marinha. Pergunte para avaliar a compreensão dos alunos.

  7. Etapa 7 - Fechamento da aula

    Resuma os principais pontos da aula e deixará espaço para dúvidas e comentários dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de modelos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender diferentes pontos de vista em relação ao efeito de maré.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos alunos em relação ao efeito de maré e sua influência na vida marinha.
  • Criatividade e qualidade dos modelos construídos pelos alunos.

Ações do professor

  • Explicar o tema e os subtópicos de forma clara e didática.
  • Dar exemplos práticos para ajudar os alunos a entenderem o efeito de maré.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de modelos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para diferentes seres vivos em relação ao efeito de maré.
  • Construir modelos para representar como o efeito de maré afeta a vida marinha.
  • Apresentar seus modelos e explicar como o efeito de maré afeta a vida marinha.