Aula sobre Efeito De Mare

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O efeito de maré é um fenômeno natural que ocorre em corpos d'água, como oceanos, mares, lagos e rios. Ele é causado pela atração gravitacional do Sol e da Lua sobre a Terra, que faz com que a água se mova e crie variações no nível da água. Este fenômeno é muito importante para a navegação, pesca e produção de energia hidrelétrica. Os alunos irão aprender como este fenômeno ocorre e como a posição da Lua influencia as marés. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Iniciar explicando aos alunos o que é o efeito de maré e como ele ocorre. Em seguida, deverá apresentar exemplos práticos deste fenômeno, como a variação do nível do mar em diferentes horários do dia. Os alunos deverão fazer o check-in em seus templates de registro de aprendizagem.

  2. Etapa 2 - A influência da Lua nas marés

    Explicar aos alunos como a posição da Lua influencia as marés. Para isso, poderá utilizar imagens ou gráficos que mostrem a posição da Lua em relação à Terra e ao Sol. Os alunos deverão fazer anotações em seus templates de registro de aprendizagem.

  3. Etapa 3 - Atividade em grupo

    Os alunos deverão ser divididos em grupos e receberão um conjunto de imagens que mostram diferentes posições da Lua em relação à Terra. Eles deverão discutir em grupo como a posição da Lua afeta as marés e fazer anotações em seus templates de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Conduzir uma discussão em grupo, em que os alunos irão compartilhar suas observações e anotações sobre a influência da Lua nas marés. Os alunos deverão fazer anotações em seus templates de registro de aprendizagem.

  5. Etapa 5 - Atividade individual

    Os alunos deverão fazer uma atividade individual em que irão criar uma ilustração que represente a influência da Lua nas marés. Eles deverão fazer anotações em seus templates de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Compartilhamento

    Os alunos deverão compartilhar suas ilustrações com a turma e explicar como elas representam a influência da Lua nas marés. Os alunos deverão fazer anotações em seus templates de registro de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerrar a aula fazendo uma breve revisão do que foi aprendido e pedindo aos alunos que façam o check-out em seus templates de registro de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar a ocorrência das marés com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
  • Estimular o trabalho em grupo e a discussão coletiva sobre o tema.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento dos alunos nas atividades em grupo.
  • Qualidade das anotações e ilustrações nos templates de registro de aprendizagem.
  • Capacidade dos alunos em justificar a ocorrência das marés com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
  • Clareza e objetividade na apresentação das ilustrações.

Ações do professor

  • Explicar o efeito de maré e como ele ocorre.
  • Apresentar exemplos práticos do fenômeno.
  • Conduzir a discussão em grupo.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.
  • Fazer a revisão do que foi aprendido na aula.

Ações do aluno

  • Fazer o check-in e o check-out em seus templates de registro de aprendizagem.
  • Participar das atividades em grupo.
  • Fazer anotações sobre o tema.
  • Criar uma ilustração que represente a influência da Lua nas marés.
  • Compartilhar suas ilustrações com a turma.