Aula sobre Efeito De Mare

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O efeito de maré é um fenômeno natural que ocorre em corpos de água, como oceanos, mares, rios e até mesmo lagos, causado pela atração gravitacional exercida pela Lua e pelo Sol. Esse fenômeno é muito importante para o equilíbrio dos ecossistemas marinhos e para a navegação. Nessa atividade, os alunos serão introduzidos ao estudo do efeito de maré e como ele acontece. A metodologia utilizada será o Estudo de Caso, no qual os alunos irão trabalhar em grupos para identificar um problema relacionado ao efeito de maré, levantar dados, analisar o contexto, comparar os dados obtidos e propor soluções.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Introduzir o tema e explicar o que é o efeito de maré e como ele acontece. O objetivo é que os alunos compreendam o conceito básico do tema.

  2. Etapa 2 - Formação de grupos e definição do problema

    Formar grupos de 4 a 5 alunos e solicitar que cada grupo defina um problema relacionado ao efeito de maré que possa ser pesquisado. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de identificar problemas e pensar em soluções.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os grupos irão realizar pesquisas para coletar dados sobre o problema escolhido. Sugerir que os alunos realizem entrevistas com pessoas reais ou pesquisas em livros, revistas e internet. O objetivo é que os alunos aprendam a pesquisar e coletar informações relevantes.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Os grupos irão analisar os dados coletados e discutir o contexto do problema. O objetivo é que os alunos aprendam a analisar dados e identificar as causas do problema.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os grupos irão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais. O objetivo é que os alunos aprendam a comparar informações e identificar possíveis soluções para o problema.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Os grupos irão propor soluções para o problema identificado. O objetivo é que os alunos aprendam a pensar de forma crítica e criativa para resolver problemas.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos infográficos

    Cada grupo irá apresentar seu infográfico com as informações coletadas e as soluções propostas. O objetivo é que os alunos aprendam a comunicar suas ideias de forma clara e objetiva.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e coleta de informações relevantes.
  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação de dados.
  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e criativo.
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Coleta de informações relevantes e sua análise.
  • Proposição de soluções criativas e eficazes.
  • Comunicação clara e objetiva das ideias.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar o Estudo de Caso.
  • Formar grupos e orientar na definição do problema.
  • Acompanhar e orientar as atividades dos grupos.
  • Avaliar os infográficos e as apresentações dos grupos.

Ações do aluno

  • Identificar um problema relacionado ao efeito de maré.
  • Coletar informações relevantes sobre o problema.
  • Propor soluções criativas e eficazes.
  • Elaborar infográficos com as informações coletadas.
  • Apresentar o infográfico e as soluções propostas.