Aula sobre Efeito De Mare

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O efeito de maré é um fenômeno que ocorre na superfície dos oceanos devido à atração gravitacional da Lua e do Sol sobre a Terra. Esse fenômeno é responsável pela variação do nível do mar ao longo do dia e pode influenciar na vida marinha e na navegação. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o efeito de maré e sua relação com a Lua, através da metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Para isso, eles irão criar um mapa conceitual, que irá auxiliá-los a compreender melhor o assunto.

Intencionalidade Pedagógica

1\. Desenvolver a habilidade de justificar a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.

2\. Estimular a pesquisa e a autonomia dos alunos através da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.

3\. Desenvolver a habilidade de criar mapas conceituais como forma de organização do conhecimento.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Envie materiais, como esse vídeo [https://www.youtube.com/shorts/4TvhrMbWQiE](https://www.google.com/url?q=https://www.youtube.com/shorts/4TvhrMbWQiE&sa=D&source=editors&ust=1688495533321143&usg=AOvVaw3sH9Yb7rM6rNgp5vzM2DbM), para que os alunos tenham contato prévio em casa e tragam suas impressões. Ele pode utilizar imagens ou vídeos para ilustrar o fenômeno e explicar como ele ocorre.

  2. Etapa 2 - Aula Invertida

    Os alunos irão pesquisar sobre o efeito de maré e sua relação com a Lua em casa, através de materiais disponibilizados, como vídeos, textos e imagens. Em sala de aula, eles irão criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Ex: como as fases da lua influenciam na maré, influencia da maré nos organismos, maré e correntes marinhas (interdisciplinaridade Humbolt).

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema. Circule pela sala para auxiliá-los e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos sobre o efeito de maré, como a variação do nível do mar ao longo do dia e sua influência na vida marinha e na navegação.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Avalie o desempenho dos alunos e tirar dúvidas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e reforçar os pontos mais importantes da aula.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Deixe como tarefa de casa a criação de um desenho ou maquete sobre o efeito de maré, sua relação com a Lua e o ciclo de vida de um animal.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de justificar a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
  • Estimular a pesquisa e a autonomia dos alunos através da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Desenvolver a habilidade de criar mapas conceituais como forma de organização do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de compreender e explicar o efeito de maré e sua relação com a Lua.
  • Criatividade e clareza na criação do mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Capacidade de apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva.
  • Participação e engajamento nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Disponibilizar materiais para pesquisa sobre o tema.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a discussão em grupo e a troca de ideias.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e tirar dúvidas.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o efeito de maré e sua relação com a Lua em casa.
  • Criar um mapa conceitual com as informações pesquisadas.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva.
  • Participar e se engajar nas atividades propostas.