Aula sobre Efeito De Mare
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O efeito de maré é um fenômeno que ocorre na superfície dos oceanos devido à atração gravitacional da Lua e do Sol sobre a Terra. Esse fenômeno é responsável pela variação do nível do mar ao longo do dia e pode influenciar na vida marinha e na navegação. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o efeito de maré e sua relação com a Lua, através da metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Para isso, eles irão criar um mapa conceitual, que irá auxiliá-los a compreender melhor o assunto.
Intencionalidade Pedagógica
1\. Desenvolver a habilidade de justificar a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
2\. Estimular a pesquisa e a autonomia dos alunos através da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
3\. Desenvolver a habilidade de criar mapas conceituais como forma de organização do conhecimento.
Etapa 1 - Introdução
Envie materiais, como esse vídeo [https://www.youtube.com/shorts/4TvhrMbWQiE](https://www.google.com/url?q=https://www.youtube.com/shorts/4TvhrMbWQiE&sa=D&source=editors&ust=1688495533321143&usg=AOvVaw3sH9Yb7rM6rNgp5vzM2DbM), para que os alunos tenham contato prévio em casa e tragam suas impressões. Ele pode utilizar imagens ou vídeos para ilustrar o fenômeno e explicar como ele ocorre.Etapa 2 - Aula Invertida
Os alunos irão pesquisar sobre o efeito de maré e sua relação com a Lua em casa, através de materiais disponibilizados, como vídeos, textos e imagens. Em sala de aula, eles irão criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Ex: como as fases da lua influenciam na maré, influencia da maré nos organismos, maré e correntes marinhas (interdisciplinaridade Humbolt).Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema. Circule pela sala para auxiliá-los e tirar dúvidas.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos sobre o efeito de maré, como a variação do nível do mar ao longo do dia e sua influência na vida marinha e na navegação.Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Avalie o desempenho dos alunos e tirar dúvidas.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e reforçar os pontos mais importantes da aula.Etapa 7 - Tarefa de casa
Deixe como tarefa de casa a criação de um desenho ou maquete sobre o efeito de maré, sua relação com a Lua e o ciclo de vida de um animal.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de justificar a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
- Estimular a pesquisa e a autonomia dos alunos através da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
- Desenvolver a habilidade de criar mapas conceituais como forma de organização do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Capacidade de compreender e explicar o efeito de maré e sua relação com a Lua.
- Criatividade e clareza na criação do mapa conceitual.
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Capacidade de apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva.
- Participação e engajamento nas atividades propostas.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Disponibilizar materiais para pesquisa sobre o tema.
- Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Estimular a discussão em grupo e a troca de ideias.
- Avaliar o desempenho dos alunos e tirar dúvidas.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o efeito de maré e sua relação com a Lua em casa.
- Criar um mapa conceitual com as informações pesquisadas.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva.
- Participar e se engajar nas atividades propostas.