Aula sobre Efeito Estufa

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O efeito estufa é um fenômeno natural que ocorre na atmosfera da Terra, e é responsável por manter a temperatura do planeta em um nível adequado para a vida. No entanto, a ação humana tem aumentado a emissão de gases poluentes, como o dióxido de carbono, que intensifica o efeito estufa e causa mudanças climáticas. Os alunos irão aprender sobre o mecanismo natural do efeito estufa, as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial, e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos criem um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduzir o tema do efeito estufa e explicar como funciona o mecanismo natural. Para isso, pode utilizar exemplos práticos, como o aquecimento global, a mudança climática e eventos climáticos extremos. Os alunos poderão fazer perguntas e esclarecer dúvidas.

  2. Etapa 2 - Ações humanas

    Explicar como as ações humanas, como queima de combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas, entre outras, têm contribuído para o aumento artificial do efeito estufa. Os alunos poderão discutir em grupo e apresentar exemplos de como essas ações afetam o meio ambiente e a vida humana.

  3. Etapa 3 - Grupo de discussão

    Os alunos serão divididos em grupos para discutir e compartilhar ideias sobre ações que podem ser tomadas para reverter ou controlar o aumento artificial do efeito estufa. Em seus grupos, os alunos deverão criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, para registrar suas ideias.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma, compartilhando suas ideias e soluções para o problema do aumento artificial do efeito estufa. Incentivar a discussão e a troca de ideias entre os alunos.

  5. Etapa 5 - Implementação de soluções

    Os alunos irão selecionar uma das soluções apresentadas pelos grupos e discutir como ela pode ser implementada na escola ou na comunidade. Orientar os alunos sobre como podem colocar em prática suas ideias.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerrar reforçando a importância de se tomar medidas para controlar o aumento artificial do efeito estufa e como as ações individuais podem fazer a diferença.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o mecanismo natural do efeito estufa e suas consequências.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na busca por soluções para o problema do aumento artificial do efeito estufa.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias.
  • Incentivar a reflexão crítica dos alunos sobre o papel das ações humanas no meio ambiente e na vida humana.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões e atividades.
  • Qualidade e clareza das ideias apresentadas nos diários de bordo.
  • Capacidade dos alunos em selecionar e implementar soluções para o problema do aumento artificial do efeito estufa.
  • Organização e criatividade na apresentação dos diários de bordo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema do efeito estufa e explicar o mecanismo natural.
  • Estimular a discussão entre os alunos sobre as ações humanas que contribuem para o aumento artificial do efeito estufa.
  • Orientar os alunos na criação dos diários de bordo e na seleção de soluções para o problema.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas discussões e atividades.
  • Encerrar a aula reforçando a importância de se tomar medidas para controlar o aumento artificial do efeito estufa.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões e atividades propostas.
  • Contribuir com ideias e soluções para o problema do aumento artificial do efeito estufa.
  • Trabalhar em grupo e compartilhar ideias.
  • Criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
  • Selecionar e implementar uma solução para o problema do aumento artificial do efeito estufa.