Aula sobre Efeito Estufa

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O efeito estufa é um fenômeno natural que ocorre na Terra e é fundamental para a manutenção da vida no planeta. No entanto, a ação humana tem contribuído para o aumento do efeito estufa artificial, causando mudanças climáticas e impactos ambientais significativos. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint para que os alunos possam entender o mecanismo natural do efeito estufa, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial e selecionar propostas para a reversão ou controle desse quadro. Para isso, serão utilizados exemplos práticos e didáticos, como notícias, imagens e vídeos, que possam ser encontrados no cotidiano dos estudantes.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Entender

    Faça uma apresentação do tema e contextualização sobre o efeito estufa. Em seguida, faça a exibição de um vídeo explicativo sobre o fenômeno e suas causas. Promova uma discussão em grupo sobre as ações humanas que contribuem para o aumento do efeito estufa.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida a turma em grupos. Cada grupo deverá criar um modelo de design sprint com as 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Cada etapa deve ser explicada e exemplificada pelos alunos.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Após a criação dos modelos, cada grupo deverá escolher uma ação humana que contribui para o aumento do efeito estufa e discutir possíveis soluções para controlar ou reverter o impacto dessa ação. Os alunos devem justificar suas escolhas e apresentar argumentos para a viabilidade das soluções propostas.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo deverá criar um protótipo da solução escolhida, utilizando materiais disponíveis em sala de aula ou desenhando em papel. Os alunos devem se concentrar na apresentação clara e objetiva da solução, utilizando recursos visuais e textuais.

  5. Etapa 5 - Testar

    Promova uma apresentação dos protótipos para a turma. Os grupos deverão explicar suas soluções e como elas podem ser implementadas na prática. Faça os alunos discutirem em grupo as soluções propostas e como elas podem contribuir para o controle ou reversão do aumento do efeito estufa.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça uma conclusão destacando os pontos mais importantes pesquisados pelos alunos e forneça feedbacks construtivos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a capacidade de argumentação e justificativa de ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Criatividade e clareza na apresentação do protótipo.
  • Coerência e viabilidade das soluções propostas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação dos modelos de design sprint.
  • Estimular a discussão em grupo e a troca de ideias.
  • Auxiliar na organização da apresentação dos protótipos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um modelo de design sprint com as 5 etapas.
  • Propor soluções viáveis e apresentar um protótipo claro e objetivo.