Aula sobre Efeito Estufa

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O efeito estufa é um fenômeno natural que ocorre na atmosfera da Terra, responsável por manter a temperatura do planeta em níveis adequados para a sobrevivência de diversas formas de vida. Entretanto, a ação humana tem aumentado o efeito estufa de forma artificial, causando desequilíbrios climáticos e danos ao meio ambiente. Nesta aula, os estudantes irão aprender sobre o mecanismo natural do efeito estufa, como as ações humanas têm contribuído para o seu aumento e quais são as propostas para reverter ou controlar esse quadro. Será utilizada a metodologia ativa de gamificação, na qual os estudantes irão criar um jogo de tabuleiro para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Gamificação


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma introdução sobre o tema do efeito estufa, explicando o seu mecanismo natural e como ele é importante para a manutenção da vida na Terra. Em seguida, apresente as ações humanas que estão contribuindo para o aumento do efeito estufa, como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas para criar o jogo de tabuleiro.

  3. Etapa 3 - Criação do tabuleiro

    Cada grupo irá criar o tabuleiro com 12 casas, sendo que cada casa deve apresentar um conteúdo relacionado ao tema, como o mecanismo natural do efeito estufa, as ações humanas que contribuem para o aumento do efeito estufa e as propostas para reverter ou controlar esse quadro.

  4. Etapa 4 - Criação dos cards

    Cada grupo irá criar os cards de perguntas e ações que serão utilizados no jogo. As perguntas devem estar relacionadas aos conteúdos apresentados nas casas do tabuleiro, enquanto as ações devem ser atividades que os jogadores devem realizar quando caírem em determinadas casas.

  5. Etapa 5 - Teste do jogo

    Cada grupo irá testar o jogo criado pelos outros grupos, respondendo às perguntas e realizando as ações propostas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Ao final do jogo, cada grupo irá discutir as ações humanas que mais contribuem para o aumento do efeito estufa e as propostas para reverter ou controlar esse quadro.

  7. Etapa 7 - Síntese

    Faça uma síntese do conteúdo apresentado na aula e como ele pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de descrever o mecanismo natural do efeito estufa e as ações humanas responsáveis pelo seu aumento;
  • Promover a criatividade e o trabalho em equipe na criação do jogo de tabuleiro;
  • Estimular a reflexão crítica sobre as ações humanas que contribuem para o aumento do efeito estufa e as propostas para reverter ou controlar esse quadro.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo de tabuleiro;
  • Respostas corretas às perguntas apresentadas no jogo;
  • Realização das ações propostas no jogo;
  • Participação ativa na discussão em grupo sobre as ações humanas que mais contribuem para o aumento do efeito estufa e as propostas para reverter ou controlar esse quadro.

Ações do professor

  • Introduzir o tema do efeito estufa e as ações humanas que contribuem para o aumento do efeito estufa;
  • Orientar os estudantes na criação do jogo de tabuleiro;
  • Estimular a participação ativa dos estudantes na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Criar o jogo de tabuleiro com as casas, cards de perguntas e ações;
  • Testar o jogo criado pelos outros grupos;
  • Participar da discussão em grupo sobre as ações humanas que mais contribuem para o aumento do efeito estufa e as propostas para reverter ou controlar esse quadro.