Aula sobre Efeito Estufa
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O aquecimento global é um tema atual e muito importante para a sociedade. A partir disso, a aula irá trazer o assunto do efeito estufa, que é um fenômeno natural e fundamental para a manutenção da vida na Terra, mas que tem sido intensificado pela ação humana. O objetivo é que os alunos compreendam o mecanismo natural do efeito estufa e as ações humanas que têm levado ao aumento artificial desse fenômeno. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.
Modelo de Debate Crítico (MDC)
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e a metodologia que será utilizada na aula. Será feita uma breve explicação sobre o mecanismo natural do efeito estufa e as ações humanas que têm levado ao aumento artificial desse fenômeno.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos serão divididos em grupos e terão que pesquisar sobre o efeito estufa, suas causas e consequências. Forneça materiais como textos, vídeos e gráficos para auxiliar na pesquisa.Etapa 3 - Debate
Os grupos irão debater entre si, utilizando o Modelo de Debate Crítico (MDC), sobre as causas e consequências do efeito estufa. Cada grupo terá que apresentar seus argumentos e evidências para defender sua posição. Oriente os alunos durante a discussão e faça uma mediação do debate.Etapa 4 - Elaboração do modelo de avaliação por rubrica
Os grupos irão criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para avaliar os argumentos e evidências apresentados pelos outros grupos.Etapa 5 - Apresentação do modelo de avaliação por rubrica
Os grupos irão apresentar seus modelos de avaliação por rubrica e discutirão em conjunto quais critérios foram mais importantes para avaliar os argumentos e evidências apresentados pelos outros grupos.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula, ressaltando a importância do debate e da criação de um modelo de avaliação por rubrica para a avaliação crítica de argumentos.Etapa 7 - Atividade complementar
Os alunos podem criar um cartaz, um vídeo ou uma apresentação de slides sobre o tema da aula, utilizando as informações coletadas durante a pesquisa e o debate.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e argumentação;
- Promover o debate crítico e a avaliação de argumentos;
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração;
- Desenvolver a habilidade de elaboração de critérios de avaliação por rúbrica;
- Incentivar a produção de materiais didáticos pelos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate;
- Coerência e consistência dos argumentos apresentados;
- Uso de evidências para sustentar os argumentos;
- Elaboração de um modelo de avaliação por rubrica coerente e fundamentado;
- Qualidade da atividade complementar (opcional).
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia utilizada na aula;
- Orientar e mediar o debate;
- Auxiliar os alunos na elaboração do modelo de avaliação por rubrica;
- Avaliar a participação dos alunos no debate e a qualidade dos modelos de avaliação por rubrica;
- Estimular a produção de materiais didáticos pelos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema e buscar informações relevantes;
- Participar ativamente do debate, apresentando argumentos e evidências;
- Colaborar com o grupo na elaboração do modelo de avaliação por rubrica;
- Avaliar criticamente os argumentos e evidências apresentados pelos outros grupos;
- Produzir um material didático complementar (opcional).