Aula sobre Efeito Estufa

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O aquecimento global é um tema atual e muito importante para a sociedade. A partir disso, a aula irá trazer o assunto do efeito estufa, que é um fenômeno natural e fundamental para a manutenção da vida na Terra, mas que tem sido intensificado pela ação humana. O objetivo é que os alunos compreendam o mecanismo natural do efeito estufa e as ações humanas que têm levado ao aumento artificial desse fenômeno. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e a metodologia que será utilizada na aula. Será feita uma breve explicação sobre o mecanismo natural do efeito estufa e as ações humanas que têm levado ao aumento artificial desse fenômeno.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que pesquisar sobre o efeito estufa, suas causas e consequências. Forneça materiais como textos, vídeos e gráficos para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos irão debater entre si, utilizando o Modelo de Debate Crítico (MDC), sobre as causas e consequências do efeito estufa. Cada grupo terá que apresentar seus argumentos e evidências para defender sua posição. Oriente os alunos durante a discussão e faça uma mediação do debate.

  4. Etapa 4 - Elaboração do modelo de avaliação por rubrica

    Os grupos irão criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para avaliar os argumentos e evidências apresentados pelos outros grupos.

  5. Etapa 5 - Apresentação do modelo de avaliação por rubrica

    Os grupos irão apresentar seus modelos de avaliação por rubrica e discutirão em conjunto quais critérios foram mais importantes para avaliar os argumentos e evidências apresentados pelos outros grupos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula, ressaltando a importância do debate e da criação de um modelo de avaliação por rubrica para a avaliação crítica de argumentos.

  7. Etapa 7 - Atividade complementar

    Os alunos podem criar um cartaz, um vídeo ou uma apresentação de slides sobre o tema da aula, utilizando as informações coletadas durante a pesquisa e o debate.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e argumentação;
  • Promover o debate crítico e a avaliação de argumentos;
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração;
  • Desenvolver a habilidade de elaboração de critérios de avaliação por rúbrica;
  • Incentivar a produção de materiais didáticos pelos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate;
  • Coerência e consistência dos argumentos apresentados;
  • Uso de evidências para sustentar os argumentos;
  • Elaboração de um modelo de avaliação por rubrica coerente e fundamentado;
  • Qualidade da atividade complementar (opcional).

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia utilizada na aula;
  • Orientar e mediar o debate;
  • Auxiliar os alunos na elaboração do modelo de avaliação por rubrica;
  • Avaliar a participação dos alunos no debate e a qualidade dos modelos de avaliação por rubrica;
  • Estimular a produção de materiais didáticos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e buscar informações relevantes;
  • Participar ativamente do debate, apresentando argumentos e evidências;
  • Colaborar com o grupo na elaboração do modelo de avaliação por rubrica;
  • Avaliar criticamente os argumentos e evidências apresentados pelos outros grupos;
  • Produzir um material didático complementar (opcional).