Aula sobre Efeito Estufa
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O efeito estufa é um fenômeno natural que ocorre na atmosfera terrestre e é responsável por manter a temperatura do planeta em níveis adequados para a vida. No entanto, as ações humanas, como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento, têm intensificado esse efeito, causando mudanças climáticas significativas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o mecanismo natural do efeito estufa, suas consequências e discutir ações que possam ser tomadas para controlar ou reverter esse quadro. A metodologia utilizada será a rotação por estações, na qual os alunos irão trabalhar em grupos diferentes, cada um responsável por uma atividade relacionada ao tema.
Rotação por estações
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explicar o mecanismo natural do efeito estufa. Serão discutidas as consequências do aumento artificial desse efeito, como o aquecimento global e suas consequências.Etapa 2 - Estação 1 - "O que é efeito estufa?"
Os alunos irão assistir a um vídeo explicativo sobre o efeito estufa e responder a um questionário sobre o tema. Em seguida, em grupos, deverão criar um cartaz explicativo sobre o assunto.Etapa 3 - Estação 2 - "Causas do aumento do efeito estufa"
Os alunos irão assistir a um vídeo sobre as principais causas do aumento artificial do efeito estufa. Em seguida, em grupos, deverão elaborar um mapa mental com as principais causas e consequências desse fenômeno.Etapa 4 - Estação 3 - "Soluções para o controle do efeito estufa"
Os alunos irão assistir a um vídeo explicando algumas soluções para o controle do efeito estufa. Em seguida, em grupos, deverão elaborar um plano de ação com propostas para o controle ou reversão desse fenômeno.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as soluções propostas em suas atividades e selecionar as melhores propostas para apresentar para a turma.Etapa 6 - Apresentação das propostas
Cada grupo irá apresentar suas propostas para o controle ou reversão do efeito estufa. É importante mediar a discussão, apontando as vantagens e desvantagens de cada proposta.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a refletir sobre suas ações e suas consequências em relação ao meio ambiente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o mecanismo natural do efeito estufa e suas consequências.
- Estimular a reflexão dos alunos sobre as ações humanas que intensificam o efeito estufa e suas consequências.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em propor soluções para o controle ou reversão do efeito estufa.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão dos alunos sobre o mecanismo natural do efeito estufa e suas consequências.
- Qualidade das propostas elaboradas pelos grupos para o controle ou reversão do efeito estufa.
Ações do professor
- Mediar as discussões em grupo e incentivar a participação de todos os alunos.
- Fornecer feedback construtivo aos alunos sobre suas atividades.
- Concluir a aula de forma clara, reforçando os principais pontos abordados.
Ações do aluno
- Assistir aos vídeos e responder aos questionários propostos.
- Trabalhar em grupo para elaborar as atividades propostas.
- Participar ativamente das discussões em grupo e selecionar as melhores propostas para apresentação à turma.