Aula sobre Efeito Estufa

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O efeito estufa é um fenômeno natural que ocorre na atmosfera terrestre e é responsável por manter a temperatura do planeta em níveis adequados para a vida. No entanto, as ações humanas, como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento, têm intensificado esse efeito, causando mudanças climáticas significativas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o mecanismo natural do efeito estufa, suas consequências e discutir ações que possam ser tomadas para controlar ou reverter esse quadro. A metodologia utilizada será a rotação por estações, na qual os alunos irão trabalhar em grupos diferentes, cada um responsável por uma atividade relacionada ao tema.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explicar o mecanismo natural do efeito estufa. Serão discutidas as consequências do aumento artificial desse efeito, como o aquecimento global e suas consequências.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - "O que é efeito estufa?"

    Os alunos irão assistir a um vídeo explicativo sobre o efeito estufa e responder a um questionário sobre o tema. Em seguida, em grupos, deverão criar um cartaz explicativo sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - "Causas do aumento do efeito estufa"

    Os alunos irão assistir a um vídeo sobre as principais causas do aumento artificial do efeito estufa. Em seguida, em grupos, deverão elaborar um mapa mental com as principais causas e consequências desse fenômeno.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - "Soluções para o controle do efeito estufa"

    Os alunos irão assistir a um vídeo explicando algumas soluções para o controle do efeito estufa. Em seguida, em grupos, deverão elaborar um plano de ação com propostas para o controle ou reversão desse fenômeno.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as soluções propostas em suas atividades e selecionar as melhores propostas para apresentar para a turma.

  6. Etapa 6 - Apresentação das propostas

    Cada grupo irá apresentar suas propostas para o controle ou reversão do efeito estufa. É importante mediar a discussão, apontando as vantagens e desvantagens de cada proposta.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a refletir sobre suas ações e suas consequências em relação ao meio ambiente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o mecanismo natural do efeito estufa e suas consequências.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre as ações humanas que intensificam o efeito estufa e suas consequências.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em propor soluções para o controle ou reversão do efeito estufa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos alunos sobre o mecanismo natural do efeito estufa e suas consequências.
  • Qualidade das propostas elaboradas pelos grupos para o controle ou reversão do efeito estufa.

Ações do professor

  • Mediar as discussões em grupo e incentivar a participação de todos os alunos.
  • Fornecer feedback construtivo aos alunos sobre suas atividades.
  • Concluir a aula de forma clara, reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Assistir aos vídeos e responder aos questionários propostos.
  • Trabalhar em grupo para elaborar as atividades propostas.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e selecionar as melhores propostas para apresentação à turma.