Aula sobre Efeito Estufa

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O efeito estufa é um fenômeno natural que ocorre na atmosfera da Terra e é fundamental para a manutenção da vida no planeta. No entanto, a ação humana tem intensificado esse efeito, principalmente por meio da queima de combustíveis fósseis, desmatamento e queimadas. Nesta aula, vamos trabalhar sobre o efeito estufa, sua importância para a vida na Terra e as ações humanas que estão contribuindo para o aumento artificial desse efeito. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias sobre o tema.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Envie aos alunos um vídeo explicativo sobre o efeito estufa e suas implicações. Os alunos deverão assistir e anotar as principais informações.

  2. Etapa 2 - Aula expositiva

    No início da aula, faça uma breve revisão sobre o que foi apresentado no vídeo e explicará como será a atividade prática.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos, divididos em grupos, deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade, sobre o efeito estufa e suas implicações. Os grupos deverão apresentar seus mapas para a turma.

  4. Etapa 4 - Discussão

    Após a apresentação dos mapas, o professor deverá conduzir uma discussão sobre as ideias apresentadas, aprofundando as informações e esclarecendo possíveis dúvidas.

  5. Etapa 5 - Propostas de solução

    Os alunos, também em grupos, deverão propor soluções para a redução do efeito estufa causado pela ação humana. Essas propostas deverão ser apresentadas para a turma.

  6. Etapa 6 - Debate

    Após a apresentação das propostas, o professor deverá conduzir um debate sobre as soluções apresentadas, avaliando sua viabilidade e eficácia.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando a importância da redução do efeito estufa causado pela ação humana e incentivando os alunos a adotarem práticas sustentáveis em seu cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o mecanismo natural do efeito estufa e suas implicações para a vida na Terra.
  • Discutir as ações humanas responsáveis pelo aumento artificial do efeito estufa.
  • Selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de argumentação e de debate dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do mecanismo natural do efeito estufa e suas implicações para a vida na Terra.
  • Identificação das ações humanas responsáveis pelo aumento artificial do efeito estufa.
  • Qualidade das propostas apresentadas para a redução do efeito estufa.
  • Participação na discussão e no debate em sala de aula.
  • Qualidade da apresentação do mapa conceitual.

Ações do professor

  • Selecionar um vídeo explicativo sobre o efeito estufa para enviar aos alunos antes da aula.
  • Conduzir a aula expositiva de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual e na apresentação das propostas de solução.
  • Conduzir a discussão e o debate em sala de aula.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo sobre o efeito estufa antes da aula.
  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade, sobre o efeito estufa e suas implicações.
  • Apresentar as propostas de solução para a redução do efeito estufa.
  • Participar ativamente da discussão e do debate em sala de aula.
  • Avaliar o próprio desempenho e o dos colegas.