Aula sobre Efeito Estufa
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O efeito estufa é um fenômeno natural que ocorre na atmosfera da Terra e é fundamental para a manutenção da vida no planeta. No entanto, a ação humana tem intensificado esse efeito, principalmente por meio da queima de combustíveis fósseis, desmatamento e queimadas. Nesta aula, vamos trabalhar sobre o efeito estufa, sua importância para a vida na Terra e as ações humanas que estão contribuindo para o aumento artificial desse efeito. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias sobre o tema.
Sala de Aula Invertida
Etapa 1 - Pré-aula
Envie aos alunos um vídeo explicativo sobre o efeito estufa e suas implicações. Os alunos deverão assistir e anotar as principais informações.Etapa 2 - Aula expositiva
No início da aula, faça uma breve revisão sobre o que foi apresentado no vídeo e explicará como será a atividade prática.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os alunos, divididos em grupos, deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade, sobre o efeito estufa e suas implicações. Os grupos deverão apresentar seus mapas para a turma.Etapa 4 - Discussão
Após a apresentação dos mapas, o professor deverá conduzir uma discussão sobre as ideias apresentadas, aprofundando as informações e esclarecendo possíveis dúvidas.Etapa 5 - Propostas de solução
Os alunos, também em grupos, deverão propor soluções para a redução do efeito estufa causado pela ação humana. Essas propostas deverão ser apresentadas para a turma.Etapa 6 - Debate
Após a apresentação das propostas, o professor deverá conduzir um debate sobre as soluções apresentadas, avaliando sua viabilidade e eficácia.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando a importância da redução do efeito estufa causado pela ação humana e incentivando os alunos a adotarem práticas sustentáveis em seu cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o mecanismo natural do efeito estufa e suas implicações para a vida na Terra.
- Discutir as ações humanas responsáveis pelo aumento artificial do efeito estufa.
- Selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de argumentação e de debate dos alunos.
Critérios de avaliação
- Compreensão do mecanismo natural do efeito estufa e suas implicações para a vida na Terra.
- Identificação das ações humanas responsáveis pelo aumento artificial do efeito estufa.
- Qualidade das propostas apresentadas para a redução do efeito estufa.
- Participação na discussão e no debate em sala de aula.
- Qualidade da apresentação do mapa conceitual.
Ações do professor
- Selecionar um vídeo explicativo sobre o efeito estufa para enviar aos alunos antes da aula.
- Conduzir a aula expositiva de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual e na apresentação das propostas de solução.
- Conduzir a discussão e o debate em sala de aula.
- Fazer uma conclusão sobre o tema e avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo sobre o efeito estufa antes da aula.
- Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade, sobre o efeito estufa e suas implicações.
- Apresentar as propostas de solução para a redução do efeito estufa.
- Participar ativamente da discussão e do debate em sala de aula.
- Avaliar o próprio desempenho e o dos colegas.