Aula sobre Efeitos Da Translacao Da Terra

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Os alunos irão aprender sobre os efeitos da translação da Terra e como eles afetam as estações do ano. Vamos explorar como a sombra de uma vara (gnômon) muda ao longo do dia e em diferentes períodos do ano, e como isso é uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduzir o tema da aula, explicando o que é a translação da Terra e como ela afeta as estações do ano, você pode usar imagens e vídeos para ilustrar o assunto. Você pode usar um globo terrestre para mostrar como a Terra se move em torno do Sol e como isso afeta as estações do ano.

  2. Etapa 2 - Atividade de observação

    Os alunos irão observar a sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia e em diferentes períodos do ano. Eles irão registrar suas observações em um caderno. Você pode usar uma vara, um relógio e uma folha de papel para que os alunos possam registrar suas observações.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos de 4 a 5 pessoas para discutir suas observações e compartilhar suas ideias. Eles irão identificar as semelhanças e diferenças entre as sombras observadas e tentar explicar por que elas mudam ao longo do dia e em diferentes períodos do ano.você pode fornecer algumas perguntas para orientar a discussão em grupo.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Cada grupo irá criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa deve incluir informações sobre a translação da Terra, as estações do ano e a sombra da vara. Forneça um modelo de mapa conceitual para os alunos se orientarem.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando suas ideias e conceitos. Os outros grupos podem fazer perguntas e comentários.

    Estabeleça um tempo limitado para a apresentação e um roteiro de perguntas para os outros grupos.


  6. Etapa 6 - Discussão final

    Conduzir uma discussão final sobre o tema, enfatizando as principais ideias e conceitos abordados. Os alunos podem fazer perguntas e comentários finais.

    Faça uma síntese das ideias apresentadas pelos grupos e destaque os principais pontos da aula.


  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Os alunos podem ser solicitados a escrever um pequeno texto sobre o tema da aula, usando as informações e conceitos apresentados no mapa conceitual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em inferir que as mudanças na sombra de uma vara ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover a reflexão crítica dos alunos sobre o tema, por meio da discussão em grupo e da apresentação dos mapas conceituais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade de observação e na discussão em grupo.
  • Qualidade e clareza do mapa conceitual criado pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos em apresentar e explicar suas ideias e conceitos.

Ações do professor

  • Fornecer informações claras e precisas sobre o tema da aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na atividade.
  • Orientar e auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Conduzir a discussão final sobre o tema.

Ações do aluno

  • Observar a sombra de uma vara ao longo do dia e em diferentes períodos do ano.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar o mapa conceitual em grupo, usando a criatividade e a colaboração.