Aula sobre Efeitos Da Translacao Da Terra
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Os alunos irão aprender sobre os efeitos da translação da Terra e como eles afetam as estações do ano. Vamos explorar como a sombra de uma vara (gnômon) muda ao longo do dia e em diferentes períodos do ano, e como isso é uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol.
Etapa 1 - Introdução
Introduzir o tema da aula, explicando o que é a translação da Terra e como ela afeta as estações do ano, você pode usar imagens e vídeos para ilustrar o assunto. Você pode usar um globo terrestre para mostrar como a Terra se move em torno do Sol e como isso afeta as estações do ano.Etapa 2 - Atividade de observação
Os alunos irão observar a sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia e em diferentes períodos do ano. Eles irão registrar suas observações em um caderno. Você pode usar uma vara, um relógio e uma folha de papel para que os alunos possam registrar suas observações.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos de 4 a 5 pessoas para discutir suas observações e compartilhar suas ideias. Eles irão identificar as semelhanças e diferenças entre as sombras observadas e tentar explicar por que elas mudam ao longo do dia e em diferentes períodos do ano.você pode fornecer algumas perguntas para orientar a discussão em grupo.Etapa 4 - Criação do mapa conceitual
Cada grupo irá criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa deve incluir informações sobre a translação da Terra, as estações do ano e a sombra da vara. Forneça um modelo de mapa conceitual para os alunos se orientarem.Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando suas ideias e conceitos. Os outros grupos podem fazer perguntas e comentários.Estabeleça um tempo limitado para a apresentação e um roteiro de perguntas para os outros grupos.
Etapa 6 - Discussão final
Conduzir uma discussão final sobre o tema, enfatizando as principais ideias e conceitos abordados. Os alunos podem fazer perguntas e comentários finais.Faça uma síntese das ideias apresentadas pelos grupos e destaque os principais pontos da aula.
Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)
Os alunos podem ser solicitados a escrever um pequeno texto sobre o tema da aula, usando as informações e conceitos apresentados no mapa conceitual.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em inferir que as mudanças na sombra de uma vara ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do mapa conceitual.
- Promover a reflexão crítica dos alunos sobre o tema, por meio da discussão em grupo e da apresentação dos mapas conceituais.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na atividade de observação e na discussão em grupo.
- Qualidade e clareza do mapa conceitual criado pelos grupos.
- Capacidade dos alunos em apresentar e explicar suas ideias e conceitos.
Ações do professor
- Fornecer informações claras e precisas sobre o tema da aula.
- Estimular a participação ativa dos alunos na atividade.
- Orientar e auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Conduzir a discussão final sobre o tema.
Ações do aluno
- Observar a sombra de uma vara ao longo do dia e em diferentes períodos do ano.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Criar o mapa conceitual em grupo, usando a criatividade e a colaboração.