Aula sobre Efeitos Da Translacao Da Terra
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Esse tema é importante para entendermos como a posição da Terra em relação ao Sol influencia as estações do ano. Além disso, entenderemos como a translação da Terra afeta a duração dos dias e das noites. Para tornar o assunto mais interessante, podemos trazer exemplos práticos, como a mudança de clima em diferentes épocas do ano e a variação de horários de nascer e pôr do sol.
Etapa 1 - Check-in
Iniciar perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre os efeitos da translação da Terra. Os alunos podem responder individualmente ou em grupos. O objetivo dessa etapa é identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresentar o tema e seus subtópicos, como a translação da Terra, as estações do ano e a variação de horários de nascer e pôr do sol. Você pode utilizar imagens, vídeos e gráficos para ilustrar o assunto.Etapa 3 - Atividade em grupo
Os alunos são divididos em grupos e recebem a tarefa de criar um template de registro de aprendizagem com os campos de “Check-in” e “Check-out”, para registrar suas aprendizagens sobre o tema. Orientar os alunos na criação do template, sugerindo campos como "O que eu já sei", "O que eu quero aprender", "O que aprendi hoje" e "Dúvidas".Etapa 4 - Pesquisa individual
Cada aluno pesquisa sobre um subtópico relacionado ao tema e registra suas aprendizagens no template criado anteriormente. Disponibilize sugestões de fontes de pesquisa confiáveis.Etapa 5 - Socialização em grupo
Os alunos se reúnem em seus grupos e socializam suas aprendizagens sobre os subtópicos pesquisados. O objetivo dessa etapa é que os alunos compartilhem seus conhecimentos e tirem dúvidas uns com os outros.Etapa 6 - Check-out
Encerrar a aula pedindo aos alunos que registrem no template de registro de aprendizagem o que aprenderam sobre o tema. O objetivo dessa etapa é avaliar o quanto os alunos aprenderam sobre o assunto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a capacidade de registro de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação em grupo.
- Qualidade do registro de aprendizagem.
- Compreensão do tema e dos subtópicos.
- Capacidade de inferir sobre as mudanças na sombra de uma vara.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
- Fornecer sugestões de fontes de pesquisa.
- Estimular a participação dos alunos em grupo.
- Avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema.
Ações do aluno
- Criar um template de registro de aprendizagem.
- Pesquisar sobre um subtópico relacionado ao tema.
- Participar ativamente do trabalho em grupo.
- Registrar suas aprendizagens no template criado.