Aula sobre Efeitos Da Translacao Da Terra

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O movimento de translação da Terra é um assunto importante para entendermos as estações do ano e outros fenômenos celestes. A metodologia utilizada nesta aula será a gamificação, que consiste em criar um jogo que aborda o tema. Os alunos serão incentivados a criar um mapa de registro contendo informações sobre o jogo que será criado. Para contextualizar o assunto, você pode pedir que os alunos observem as sombras de objetos em diferentes horários do dia e em épocas diferentes do ano. Isso ajudará a entender a posição do Sol em relação à Terra e como isso afeta as estações do ano.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Explicar o que é a translação da Terra e como ela afeta o nosso planeta. Em seguida, apresentar a metodologia da gamificação e explicar como ela será aplicada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos para criar o jogo. Cada grupo deve escolher um tema relacionado à translação da Terra, como as estações do ano, os fusos horários, a duração do dia e da noite, entre outros.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Cada grupo deve criar um mapa de registro contendo informações sobre o jogo que será criado. O mapa deve conter o nome do jogo, o objetivo, os desafios, os níveis, o esquema de recompensas, informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo

    Com base no mapa de registro, os alunos devem desenvolver o jogo. Eles podem utilizar recursos como cartas, tabuleiros, dados, entre outros.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar o jogo criado para a turma. Os alunos devem explicar o objetivo do jogo e como jogá-lo.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Ao final das apresentações, a turma deve discutir sobre os jogos apresentados. Os alunos devem avaliar os jogos e apontar pontos positivos e negativos de cada um.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Concluir a aula reforçando os conceitos aprendidos sobre a translação da Terra e a metodologia da gamificação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de inferir sobre os movimentos relativos entre a Terra e o Sol.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Utilizar uma metodologia ativa para tornar a aula mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na elaboração do jogo.
  • Clareza na explicação do objetivo e das regras do jogo.
  • Coerência entre o objetivo e os desafios propostos no jogo.
  • Participação dos alunos durante a discussão em grupo.
  • Compreensão dos conceitos sobre a translação da Terra.

Ações do professor

  • Explicar os conceitos sobre a translação da Terra.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de registro.
  • Estimular a criatividade dos alunos durante o desenvolvimento do jogo.
  • Mediar a discussão em grupo.
  • Concluir a aula reforçando os conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Observar as sombras de objetos em diferentes horários do dia e em épocas diferentes do ano.
  • Criar o mapa de registro contendo informações sobre o jogo que será criado.
  • Desenvolver o jogo com base no mapa de registro.
  • Apresentar o jogo criado para a turma.
  • Participar da discussão em grupo.