Aula sobre Efeitos Da Translacao Da Terra

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Este é um tema muito importante, pois nos ajuda a entender como a Terra se move em torno do Sol e como isso afeta nosso clima, estações do ano e até mesmo nossa vida cotidiana. Por exemplo, o horário de verão é uma medida adotada para aproveitar melhor a luz do dia e economizar energia elétrica, e isso só é possível porque entendemos como a translação da Terra afeta a quantidade de luz solar que recebemos. Para explorar esse tema, vamos utilizar o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de júri, com quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema, apresentando seus principais conceitos e contextualizando sua importância. Em seguida, divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo receberá uma lista de perguntas relacionadas ao tema e terá 30 minutos para pesquisar e discutir as respostas. É importante que você estabeleça critérios claros para a pesquisa, como fontes confiáveis e informações relevantes.

  3. Etapa 3 - Preparação das argumentações

    Com base nas pesquisas realizadas, cada grupo deverá preparar suas argumentações para o debate crítico. O grupo defensor deverá apresentar argumentos a favor dos efeitos da translação da Terra, enquanto o grupo opositor deverá apresentar argumentos contrários.

  4. Etapa 4 - Debate crítico

    O debate crítico será realizado com a presença da banca julgadora e do grupo de observadores. Cada grupo terá um tempo determinado para apresentar suas argumentações e responder às perguntas da banca julgadora.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Ao final do debate, faça a conclusão sobre o tema, destacando os pontos mais relevantes e as principais conclusões do grupo.

  6. Etapa 6 - Atividade complementar

    Para consolidar o aprendizado, o professor poderá propor uma atividade complementar, como a elaboração de um texto sobre os efeitos da translação da Terra.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Para encerrar a aula, faça uma reflexão com os alunos sobre o aprendizado e a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol;
  • Estimular a pesquisa e a construção do conhecimento pelos alunos;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de argumentar e debater de forma crítica e fundamentada;
  • Promover a aprendizagem colaborativa e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa em todas as etapas do modelo de debate crítico;
  • Qualidade e relevância das pesquisas realizadas;
  • Coerência e fundamentação das argumentações apresentadas;
  • Capacidade de resposta às perguntas da banca julgadora;
  • Clareza e objetividade na elaboração da atividade complementar.

Ações do professor

  • Orientar e acompanhar a pesquisa dos alunos;
  • Estabelecer critérios claros para a elaboração das argumentações e do debate crítico;
  • Estimular a participação colaborativa e o trabalho em equipe;
  • Fazer intervenções pontuais para garantir a qualidade e a relevância das discussões;
  • Propor uma atividade complementar que permita consolidar o aprendizado.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa de forma responsável e criteriosa;
  • Participar ativamente das discussões e argumentações;
  • Responder às perguntas da banca julgadora com objetividade e clareza;
  • Trabalhar de forma colaborativa com os demais membros do grupo;
  • Elaborar uma atividade complementar que permita consolidar o aprendizado.