Aula sobre Efeitos Da Translacao Da Terra
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta aula, vamos aprender sobre os efeitos da translação da Terra em relação ao Sol. Para contextualizar o assunto, podemos pensar em como a posição do Sol muda ao longo do dia e como isso afeta a nossa rotina. Por exemplo, o Sol nasce no horizonte leste e se põe no horizonte oeste, e a posição dele no céu muda ao longo do dia. Essas mudanças são causadas pela translação da Terra, o movimento que ela faz em torno do Sol. Vamos entender como isso acontece e como a inclinação do eixo da Terra afeta a nossa vida.
Etapa 1 - Introdução
Introduzir o tema e explicar a importância do estudo dos efeitos da translação da Terra. Você pode mostrar imagens e vídeos para ilustrar como a posição do Sol muda ao longo do dia e como isso afeta a nossa rotina.Etapa 2 - Sala de aula invertida
Propor que os alunos assistam a um vídeo ou leiam um texto sobre o tema antes da aula. Isso pode ser feito em casa ou na escola, dependendo dos recursos disponíveis. O objetivo é que os alunos cheguem à aula já com um conhecimento prévio sobre o tema.Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos devem discutir em grupo sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas. Você deve incentivar a participação de todos e fazer perguntas para aprofundar o entendimento dos alunos sobre o tema.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresentar exemplos práticos sobre o tema, como a mudança das estações do ano e como elas são influenciadas pela inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol. Você pode usar recursos visuais, como imagens e vídeos, para ilustrar esses exemplos.Etapa 6 - Atividade prática
Os alunos devem realizar uma atividade prática em grupo, como a construção de um gnômon para observar as mudanças na sombra ao longo do dia. Oriente os alunos na realização da atividade e incentive a participação de todos.Etapa 7 - Conclusão
Fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância do estudo dos efeitos da translação da Terra. Os alunos devem compartilhar o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol.
- Estimular o trabalho em grupo e a participação de todos os alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Realização da atividade prática com êxito.
- Compreensão do tema e capacidade de aplicar o conhecimento em situações práticas.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar sua importância.
- Incentivar a participação de todos os alunos.
- Apresentar exemplos práticos para ilustrar o tema.
- Orientar os alunos na realização da atividade prática.
- Fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar sua importância.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo ou ler o texto sobre o tema antes da aula.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Realizar a atividade prática em grupo.
- Refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.
- Compartilhar o que aprenderam com os colegas.