Aula sobre Efeitos Da Translacao Da Terra

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, vamos aprender sobre os efeitos da translação da Terra em relação ao Sol. Para contextualizar o assunto, podemos pensar em como a posição do Sol muda ao longo do dia e como isso afeta a nossa rotina. Por exemplo, o Sol nasce no horizonte leste e se põe no horizonte oeste, e a posição dele no céu muda ao longo do dia. Essas mudanças são causadas pela translação da Terra, o movimento que ela faz em torno do Sol. Vamos entender como isso acontece e como a inclinação do eixo da Terra afeta a nossa vida.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduzir o tema e explicar a importância do estudo dos efeitos da translação da Terra. Você pode mostrar imagens e vídeos para ilustrar como a posição do Sol muda ao longo do dia e como isso afeta a nossa rotina.

  2. Etapa 2 - Sala de aula invertida

    Propor que os alunos assistam a um vídeo ou leiam um texto sobre o tema antes da aula. Isso pode ser feito em casa ou na escola, dependendo dos recursos disponíveis. O objetivo é que os alunos cheguem à aula já com um conhecimento prévio sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas. Você deve incentivar a participação de todos e fazer perguntas para aprofundar o entendimento dos alunos sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresentar exemplos práticos sobre o tema, como a mudança das estações do ano e como elas são influenciadas pela inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol. Você pode usar recursos visuais, como imagens e vídeos, para ilustrar esses exemplos.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Os alunos devem realizar uma atividade prática em grupo, como a construção de um gnômon para observar as mudanças na sombra ao longo do dia. Oriente os alunos na realização da atividade e incentive a participação de todos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância do estudo dos efeitos da translação da Terra. Os alunos devem compartilhar o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol.
  • Estimular o trabalho em grupo e a participação de todos os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Realização da atividade prática com êxito.
  • Compreensão do tema e capacidade de aplicar o conhecimento em situações práticas.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar sua importância.
  • Incentivar a participação de todos os alunos.
  • Apresentar exemplos práticos para ilustrar o tema.
  • Orientar os alunos na realização da atividade prática.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar sua importância.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo ou ler o texto sobre o tema antes da aula.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Realizar a atividade prática em grupo.
  • Refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.
  • Compartilhar o que aprenderam com os colegas.