Aula sobre Efeitos Das Drogas No Organismo

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O uso de drogas é um tema que está presente em nossa sociedade. Muitas pessoas, especialmente os jovens, são atraídos por elas por diversos motivos, como curiosidade, pressão social, busca por prazer, entre outros. No entanto, é importante compreender que as drogas têm efeitos negativos no organismo e podem causar dependência química. Nesta aula, vamos explorar os efeitos das drogas no sistema nervoso e como elas afetam o nosso corpo. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia, para desenvolver o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualizar a aula, explicando o que são drogas e quais os efeitos que elas podem causar no organismo. Será aberta uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar suas opiniões e experiências sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que eles possam entender as motivações e desafios de uma pessoa que faz uso de drogas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre os efeitos das drogas no sistema nervoso, utilizando fontes confiáveis e indicadas. Eles devem buscar informações sobre as diferentes substâncias psicoativas e seus efeitos no cérebro e no corpo.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos e discutir sobre as informações que encontraram na pesquisa. Cada grupo deve escolher um tipo de droga para apresentar aos demais colegas, explicando seus efeitos no organismo.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos irão apresentar seu mapa de empatia construído com base nas pesquisas sobre a droga selecionada para a turma. Incentive a participação de todos os alunos, para que eles possam compartilhar suas opiniões e dúvidas sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Debate

    Após as apresentações, será aberto um debate para que os alunos possam discutir sobre o tema e esclarecer suas dúvidas. Estimule a reflexão crítica sobre o uso de drogas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Resuma os principais pontos discutidos e reforçando a importância de evitar o uso de drogas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre o uso de drogas.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades propostas.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em apresentar e explicar os efeitos das drogas no sistema nervoso.
  • Reflexão crítica dos alunos sobre o tema.
  • Cooperação e colaboração entre os alunos durante as atividades em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a aula.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Indicar fontes confiáveis para a pesquisa sobre os efeitos das drogas.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos durante as atividades.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender as motivações e desafios de uma pessoa que faz uso de drogas.
  • Realizar pesquisas sobre os efeitos das drogas no sistema nervoso.
  • Apresentar os resultados da pesquisa para os colegas.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e do debate.
  • Refletir criticamente sobre o tema e compartilhar suas opiniões e dúvidas com os demais colegas.