Aula sobre Efeitos Das Drogas No Organismo

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O tema "Efeitos das drogas no organismo" é um assunto presente em nosso cotidiano, seja na mídia ou em situações do dia a dia. As drogas são substâncias que afetam diretamente o funcionamento do nosso corpo, principalmente o sistema nervoso. É importante que os alunos compreendam os efeitos dessas substâncias e como elas podem afetar negativamente a saúde e bem-estar das pessoas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Sem introdução prévia do tema, os alunos serão divididos em grupos de 4.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e estudo de caso.

    Um membro do grupo possuirá o case, mantido em sigilo pelo mesmo, que apresenta a seguinte situação:

    “Uma pessoa vai ao médico e relata estar há dias com tontura, náuseas, suor frio e sensação de depressão. Embora indagado pelo médico, não toma nenhum medicamento contínuo. O paciente relatava pensar que possui relação com o término de seu casamento, descartado pelo médico

    O que será que está causando esse problema?”


  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Os demais alunos do grupo terão que fazer diversas perguntas ao detentor do caso, que irá apenas responder: sim, não ou irrelevante baseado na solução.

    Então, os detetives juntarão as peças do quebra cabeça até chegarem à solução que é:

    A pessoa estava sendo drogada involuntariamente por seu cônjuge, que todos os dispersava um pouco de cocaína na bebida do paciente para deixá-lo de bom humor.

    Logo após se separarem a prática cessou e veio a crise de abstinência.


  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Após a solução do caso, os alunos pesquisarão a razão pela qual ocorrem as crises de abstinência para entender como as drogas atuam no corpo.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Os grupos deverão analisar o contexto do problema identificado, buscando as possíveis soluções para o problema.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os alunos deverão comparar os dados obtidos em pesquisas sobre o funcionamento das drogas com dados oficiais e apresentar as principais diferenças e semelhanças encontradas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre complementando as informações faltantes e resumindo o estudo de caso como um todo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
  • Estimular a pesquisa e análise crítica de informações relacionadas ao tema.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar soluções para problemas relacionados ao tema.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar infográficos para disseminar informações relevantes sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da atividade.
  • Qualidade da pesquisa e análise crítica das informações coletadas.
  • Qualidade da apresentação das soluções para o problema identificado.
  • Criatividade e qualidade dos infográficos criados pelos alunos.
  • Coerência e clareza na apresentação oral dos infográficos.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos durante todas as etapas da atividade.
  • Fornecer materiais e recursos necessários para a realização da atividade.
  • Estimular a participação ativa dos alunos e a colaboração entre os grupos.
  • Avaliar e fornecer feedbacks construtivos aos alunos sobre o desempenho na atividade.
  • Incentivar a disseminação das informações apresentadas pelos alunos na comunidade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da atividade.
  • Realizar pesquisas e análises críticas de informações relacionadas ao tema.
  • Apresentar soluções criativas e relevantes para o problema identificado.
  • Criar infográficos de qualidade para disseminar informações sobre o tema.
  • Apresentar oralmente os infográficos criados de forma clara e coerente.