Aula sobre Efeitos Das Drogas No Organismo
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Etapa 1 - Introdução
Sem introdução prévia do tema, os alunos serão divididos em grupos de 4.Etapa 2 - Formação dos grupos e estudo de caso.
Um membro do grupo possuirá o case, mantido em sigilo pelo mesmo, que apresenta a seguinte situação:“Uma pessoa vai ao médico e relata estar há dias com tontura, náuseas, suor frio e sensação de depressão. Embora indagado pelo médico, não toma nenhum medicamento contínuo. O paciente relatava pensar que possui relação com o término de seu casamento, descartado pelo médico
O que será que está causando esse problema?”
Etapa 3 - Identificação do problema
Os demais alunos do grupo terão que fazer diversas perguntas ao detentor do caso, que irá apenas responder: sim, não ou irrelevante baseado na solução.Então, os detetives juntarão as peças do quebra cabeça até chegarem à solução que é:
A pessoa estava sendo drogada involuntariamente por seu cônjuge, que todos os dispersava um pouco de cocaína na bebida do paciente para deixá-lo de bom humor.
Logo após se separarem a prática cessou e veio a crise de abstinência.
Etapa 4 - Levantamento de dados
Após a solução do caso, os alunos pesquisarão a razão pela qual ocorrem as crises de abstinência para entender como as drogas atuam no corpo.Etapa 5 - Análise do contexto
Os grupos deverão analisar o contexto do problema identificado, buscando as possíveis soluções para o problema.Etapa 6 - Comparação
Os alunos deverão comparar os dados obtidos em pesquisas sobre o funcionamento das drogas com dados oficiais e apresentar as principais diferenças e semelhanças encontradas.Etapa 7 - Encerramento
Encerre complementando as informações faltantes e resumindo o estudo de caso como um todo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
- Estimular a pesquisa e análise crítica de informações relacionadas ao tema.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar soluções para problemas relacionados ao tema.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar infográficos para disseminar informações relevantes sobre o tema.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da atividade.
- Qualidade da pesquisa e análise crítica das informações coletadas.
- Qualidade da apresentação das soluções para o problema identificado.
- Criatividade e qualidade dos infográficos criados pelos alunos.
- Coerência e clareza na apresentação oral dos infográficos.
Ações do professor
- Orientar e auxiliar os alunos durante todas as etapas da atividade.
- Fornecer materiais e recursos necessários para a realização da atividade.
- Estimular a participação ativa dos alunos e a colaboração entre os grupos.
- Avaliar e fornecer feedbacks construtivos aos alunos sobre o desempenho na atividade.
- Incentivar a disseminação das informações apresentadas pelos alunos na comunidade.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as etapas da atividade.
- Realizar pesquisas e análises críticas de informações relacionadas ao tema.
- Apresentar soluções criativas e relevantes para o problema identificado.
- Criar infográficos de qualidade para disseminar informações sobre o tema.
- Apresentar oralmente os infográficos criados de forma clara e coerente.