Aula sobre Efeitos Das Drogas No Organismo

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O uso de drogas é um assunto bastante presente no cotidiano dos estudantes do ensino fundamental, seja por meio de notícias na mídia, seja por experiências pessoais ou familiares. Por isso, é importante que eles compreendam os efeitos que substâncias psicoativas podem causar no organismo, principalmente no sistema nervoso. Nesta aula, será utilizado o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de pesquisa. Cada grupo terá uma tarefa específica para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e seus objetivos para a turma, faça uma breve introdução sobre o conceito de drogas e discrimine as lícitas das ilícitas. Em seguida, irá distribuir os alunos em grupos e explicar qual será a tarefa de cada um.

  2. Etapa 2 - Distribuição de grupos

    Haverão entre 3 e 4 funções distintas, uma para cada grupo, são elas: grupo defensor, opositor, banca julgadora e grupo de observação.

    O primeiro defenderá a legalização de alguma droga específica ou todas.

    O segundo defenderá a permanência da proibição das drogas.

    A banca julgará quem apresentou o melhor argumento e deliberará sua decisão.

    Por fim, o grupo de observação anotará argumentos interessantes e questionáveis para contribuir com a banca julgadora.


  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Proveja meios para que os alunos pesquisem e construam seus argumentos, livros, sites revistas, etc.

  4. Etapa 4 - Defesa

    O grupo defensor terá como tarefa apresentar argumentos que justifiquem o uso de drogas. Eles terão que se basear em pesquisas científicas e em exemplos práticos.

  5. Etapa 5 - Oposição

    O grupo opositor terá como tarefa apresentar argumentos contrários ao uso de drogas. Eles também terão que se basear em pesquisas científicas e em exemplos práticos.

  6. Etapa 6 - Debate

    A banca julgadora será composta por alunos que não estão participando dos grupos defensor e opositor. Eles terão que avaliar os argumentos apresentados por cada grupo e decidir qual deles foi mais convincente.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Retome os objetivos da aula e discutir com os alunos as principais aprendizagens obtidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Promover o pensamento crítico e a capacidade de argumentação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Coerência e consistência das pesquisas realizadas pelo grupo de pesquisa.
  • Capacidade da banca julgadora em avaliar os argumentos e tomar uma decisão coerente.

Ações do professor

  • Distribuir os alunos em grupos e explicar as tarefas de cada um.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na preparação das apresentações.
  • Mediar o debate e garantir que as regras sejam seguidas.
  • Fazer a síntese das principais aprendizagens obtidas na aula.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre os efeitos das drogas no sistema nervoso.
  • Preparar apresentações para os demais grupos.
  • Apresentar argumentos que justifiquem ou não o uso de drogas.
  • Avaliar os argumentos apresentados pelos demais grupos e tomar uma decisão coerente.