Aula sobre Efeitos Das Drogas No Organismo
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Etapa 1 -
Incentive os alunos a pesquisarem sobre o assunto em casa a partir do envio de materiais como vídeos e reportagens.Há uma série de vídeos curtos do Hospital Albert Einstein de São Paulo que é interessante, mas tome cuidado com vieses
[Maconha - Os efeitos da droga no organismo](https://www.google.com/url?q=https://www.youtube.com/watch?v%3DnmcsyZU19tU%26t%3D58s%26ab_channel%3DHospitalIsraelitaAlbertEinstein&sa=D&source=editors&ust=1688495457118943&usg=AOvVaw0MMqSZpxRBZfG5_6haXM_P)
Etapa 2 -
Em sala, introduza o tema, explique o que é uma droga, elenque as lícitas e ilícitas, etc.Etapa 3 -
Os alunos devem criar um mapa conceitual com a ideia central "Efeitos das drogas no organismo" e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Exemplos de subtemas: drogas psicoativas, drogas psico depressivas, aspectos positivos, aspectos negativos, o que leva pessoas a procurar drogas, legalização, proibição.
Etapa 4 -
Os alunos devem apresentar seus mapas conceituais em grupos, discutindo e comparando as informações.Etapa 5 -
Os alunos devem discutir em grupo os exemplos apresentados e como eles se relacionam com as informações apresentadas em seus mapas conceituais.Etapa 6 -
Incentive os alunos a fazerem perguntas e a participarem de uma discussão em grupo sobre o tema.Etapa 7 -
Traga as informações cruciais que considera não terem sido levantadas e então alunos devem avaliar o que aprenderam e como podem aplicar essas informações em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de criar mapas conceituais para organizar informações.
- Desenvolver a habilidade de explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na aula.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em criar um mapa conceitual completo e organizado.
- Capacidade dos alunos em explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e seus objetivos.
- Incentivar a pesquisa dos alunos sobre o assunto.
- Apresentar exemplos práticos sobre o tema.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na aula.
- Avaliar o que foi aprendido pelos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o assunto.
- Criar um mapa conceitual completo e organizado.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Fazer perguntas e apresentar dúvidas.
- Avaliar o que foi aprendido.