Aula sobre Efeitos Das Drogas No Organismo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O uso de drogas e seus efeitos no organismo é um tema relevante e atual que pode ser encontrado em diversos contextos do cotidiano dos estudantes, como na mídia, em conversas com amigos e familiares, ou até mesmo em experiências pessoais. Toda moeda tem dois lados, então éimprescindível informar-se bem antes de tomar qualquer decisão.

  1. Etapa 1 -

    Incentive os alunos a pesquisarem sobre o assunto em casa a partir do envio de materiais como vídeos e reportagens.

    Há uma série de vídeos curtos do Hospital Albert Einstein de São Paulo que é interessante, mas tome cuidado com vieses

    [Maconha - Os efeitos da droga no organismo](https://www.google.com/url?q=https://www.youtube.com/watch?v%3DnmcsyZU19tU%26t%3D58s%26ab_channel%3DHospitalIsraelitaAlbertEinstein&sa=D&source=editors&ust=1688495457118943&usg=AOvVaw0MMqSZpxRBZfG5_6haXM_P)


  2. Etapa 2 -

    Em sala, introduza o tema, explique o que é uma droga, elenque as lícitas e ilícitas, etc.

  3. Etapa 3 -

    Os alunos devem criar um mapa conceitual com a ideia central "Efeitos das drogas no organismo" e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    Exemplos de subtemas: drogas psicoativas, drogas psico depressivas, aspectos positivos, aspectos negativos, o que leva pessoas a procurar drogas, legalização, proibição.


  4. Etapa 4 -

    Os alunos devem apresentar seus mapas conceituais em grupos, discutindo e comparando as informações.

  5. Etapa 5 -

    Os alunos devem discutir em grupo os exemplos apresentados e como eles se relacionam com as informações apresentadas em seus mapas conceituais.

  6. Etapa 6 -

    Incentive os alunos a fazerem perguntas e a participarem de uma discussão em grupo sobre o tema.

  7. Etapa 7 -

    Traga as informações cruciais que considera não terem sido levantadas e então alunos devem avaliar o que aprenderam e como podem aplicar essas informações em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de criar mapas conceituais para organizar informações.
  • Desenvolver a habilidade de explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em criar um mapa conceitual completo e organizado.
  • Capacidade dos alunos em explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus objetivos.
  • Incentivar a pesquisa dos alunos sobre o assunto.
  • Apresentar exemplos práticos sobre o tema.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula.
  • Avaliar o que foi aprendido pelos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o assunto.
  • Criar um mapa conceitual completo e organizado.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Fazer perguntas e apresentar dúvidas.
  • Avaliar o que foi aprendido.