El Niño e La Niña

Nessa aula de Geografia, vamos conhecer dois fenômenos climáticos: O El Niño e a El Niña. Bom aprendizado!

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Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Sobre os fenômenos conhecidos como El Niño e La Niña, é certo afirmar que:

    A) El Niño e La Niña não influenciam o clima do Brasil.

    B) El Niño é causado pelo aquecimento das águas oceânicas e La Niña diz respeito ao esfriamento dessas águas.

    C) El Niño está ligado ao resfriamento das águas oceânicas e La Niña diz respeito ao aquecimento dessas águas.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Cultura Maker:

    El Niño e La Niña são fenômenos climáticos que afetam todo o planeta, incluindo o Brasil. Esses fenômenos ocorrem quando a temperatura da superfície do mar no Oceano Pacífico tropical aumenta (El Niño) ou diminui (La Niña) em relação à média histórica. Essas mudanças de temperatura podem ter impactos significativos no clima, como secas, enchentes e tempestades. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre esses fenômenos e como as práticas humanas podem afetar a dinâmica climática. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos criem um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos.
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  4. 4. Rotação por estações:

    El Niño e La Niña são fenômenos climáticos que afetam o clima em todo o planeta. Eles são caracterizados por mudanças na temperatura da superfície do mar no Oceano Pacífico, o que pode levar a mudanças no clima em todo o planeta. É importante que os alunos compreendam esse fenômeno e como ele pode afetar o clima em suas próprias regiões. Nesta aula, os alunos irão trabalhar em grupos para aprender mais sobre El Niño e La Niña e suas consequências, vantagens e desvantagens. Eles também irão analisar as práticas humanas que afetam a dinâmica climática.
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  5. 5. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    El Niño e La Niña são fenômenos climáticos que afetam todo o plante, inclusive o Brasil. Eles são causados por mudanças na temperatura da superfície do Oceano Pacífico e podem causar muitas consequências, como enchentes, secas e mudanças na temperatura. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre esses fenômenos e suas consequências, além de desenvolver habilidades como análise crítica e argumentação.
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  6. 6. Gamificação:

    El Niño e La Niña são fenômenos climáticos que ocorrem no Oceano Pacífico e afetam o clima em todo o mundo. Durante o El Niño, as águas do Pacífico ficam mais quentes do que o normal, o que pode causar secas em algumas áreas e enchentes em outras. Já durante La Niña, as águas ficam mais frias, o que pode causar o oposto: chuvas excessivas em algumas áreas e secas em outras. É importante que os estudantes entendam como esses fenômenos afetam o clima e a vida das pessoas, e como as ações humanas podem influenciar esses fenômenos. Nesta aula, os estudantes criarão um jogo com perguntas e afirmações para desenvolver o tema e seus tópicos.
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  7. 7. Design Sprint:

    El Niño e La Niña são fenômenos climáticos que ocorrem no Oceano Pacífico com impacto em todo o mundo. Esses fenômenos são causados por mudanças na temperatura da água do mar e podem afetar as chuvas, os ventos e as temperaturas em diferentes regiões. No Brasil, por exemplo, o El Niño pode causar secas em algumas regiões e enchentes em outras. Já La Niña pode trazer chuvas intensas e frio em algumas áreas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre esses fenômenos e suas consequências para o clima e a sociedade. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint, que é uma forma de desenvolver projetos de forma colaborativa e criativa.
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  8. 8. Design Thinking:

    El Niño e La Niña são fenômenos climáticos que ocorrem no Oceano Pacífico e afetam diretamente o clima em todo o planeta. Esses fenômenos podem causar mudanças significativas na temperatura, precipitação e ventos, afetando a agricultura, a pesca, a economia e até mesmo a saúde das pessoas. Nesta aula, os alunos vão aprender sobre El Niño e La Niña, analisando as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor como as pessoas são afetadas por esses fenômenos.
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