Aula sobre El Nino E La Nina

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


El Niño e La Niña são fenômenos climáticos que ocorrem no Oceano Pacífico e afetam diretamente o clima em todo o planeta. Esses fenômenos podem causar mudanças significativas na temperatura, precipitação e ventos, afetando a agricultura, a pesca, a economia e até mesmo a saúde das pessoas. Nesta aula, os alunos vão aprender sobre El Niño e La Niña, analisando as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor como as pessoas são afetadas por esses fenômenos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema de El Niño e La Niña, explicando o que são e como afetam o clima global. Em seguida, mostre exemplos de como esses fenômenos podem ser encontrados ou aplicados no cotidiano dos estudantes.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, utilizando os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender como as pessoas são afetadas por El Niño e La Niña.

  3. Etapa 3 - Análise de Consequências

    Os alunos irão analisar as consequências de El Niño e La Niña, identificando suas vantagens e desvantagens. Para isso, irão utilizar o mapa de empatia criado anteriormente.

  4. Etapa 4 - Exemplos

    Apresente exemplos de como El Niño e La Niña afetam a agricultura, a pesca, a economia e a saúde das pessoas. Os alunos irão discutir em grupo como esses exemplos estão relacionados com as consequências identificadas anteriormente.

  5. Etapa 5 - Soluções Criativas

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar soluções criativas para lidar com as consequências de El Niño e La Niña. Na sequência irão apresentar suas ideias para a turma. Organize o tempo e formato das apresentações.

  6. Etapa 6 - Discussão em Grupo

    A turma irá discutir as soluções criativas apresentadas pelos grupos, analisando suas vantagens e desvantagens.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando as principais ideias e conceitos apresentados durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover o trabalho em grupo e a cooperação entre os estudantes.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e engajamento dos alunos durante a aula.
  • Qualidade e criatividade das soluções criativas apresentadas pelos grupos.
  • Habilidade dos alunos em analisar as consequências, vantagens e desvantagens de El Niño e La Niña.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante toda a aula.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos para auxiliar na compreensão do tema.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na análise das consequências de El Niño e La Niña.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos durante a criação das soluções criativas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da aula.
  • Criar um mapa de empatia para entender melhor como as pessoas são afetadas por El Niño e La Niña.
  • Analisar as consequências, vantagens e desvantagens de El Niño e La Niña.
  • Trabalhar em grupo para criar soluções criativas para lidar com as consequências de El Niño e La Niña.
  • Participar da discussão em grupo para analisar as soluções criativas apresentadas pelos outros grupos.