Aula sobre El Nino E La Nina

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


El Niño e La Niña são fenômenos climáticos que ocorrem no Oceano Pacífico e afetam o clima em todo o mundo. Durante o El Niño, as águas do Pacífico ficam mais quentes do que o normal, o que pode causar secas em algumas áreas e enchentes em outras. Já durante La Niña, as águas ficam mais frias, o que pode causar o oposto: chuvas excessivas em algumas áreas e secas em outras. É importante que os estudantes entendam como esses fenômenos afetam o clima e a vida das pessoas, e como as ações humanas podem influenciar esses fenômenos. Nesta aula, os estudantes criarão um jogo com perguntas e afirmações para desenvolver o tema e seus tópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema El Niño e La Niña, explicando o que são e como afetam o clima e a vida das pessoas. Em seguida apresente a metodologia da gamificação e explique como ela será utilizada nesta aula. Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 e cada grupo irá escolher um tema relacionado ao El Niño e La Niña para desenvolver o jogo.

  2. Etapa 2 - Definição das perguntas e afirmações

    Cada grupo irá criar 8 perguntas e 8 afirmações sobre o tema escolhido. As perguntas precisam ser claras e objetivas, e as afirmações verdadeiras ou falsas. Oriente os alunos sobre como criar perguntas e afirmações relevantes e desafiadoras.

  3. Etapa 3 - Preparação do jogo

    Cada grupo irá preparar as cartas do jogo com as perguntas e afirmações criadas. Eles podem utilizar papel, cartolina ou outros materiais disponíveis. Oriente os alunos sobre como organizar as cartas e como criar regras para o jogo.

  4. Etapa 4 - Jogo em grupo

    Os grupos irão jogar uns contra os outros, utilizando as cartas criadas por eles mesmos. Acompanhe o jogo e auxilie os grupos em caso de dúvidas. Ao final do jogo, faça uma discussão sobre os temas abordados e as respostas corretas.

  5. Etapa 5 - Reflexão

    Os alunos irão fazer uma reflexão sobre o que aprenderam durante a aula e sobre a metodologia utilizada. Oriente os estudantes a pensar sobre como podem aplicar essa metodologia em outras disciplinas e temas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando as principais ideias e conceitos apresentados durante a aula.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade e ofereça devolutivas individuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar as dinâmicas climáticas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de elaborar perguntas e afirmações relevantes e desafiadoras.

Critérios de avaliação

  • Relevância e clareza das perguntas e afirmações criadas pelos alunos.
  • Participação e colaboração dos alunos durante a criação do jogo.
  • Desempenho dos alunos durante o jogo.
  • Reflexão dos alunos sobre o que aprenderam e sobre a metodologia utilizada.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia da gamificação.
  • Orientar os alunos na criação das perguntas e afirmações.
  • Auxiliar os alunos durante o jogo.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre o que aprenderam.

Ações do aluno

  • Criar perguntas e afirmações relevantes e desafiadoras.
  • Participar e colaborar durante a criação do jogo.
  • Jogar e competir de forma saudável.
  • Refletir sobre o que aprenderam e sobre a metodologia utilizada.