Aula sobre El Nino E La Nina
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
El Niño e La Niña são fenômenos climáticos que ocorrem no Oceano Pacífico e afetam o clima em todo o mundo. Durante o El Niño, as águas do Pacífico ficam mais quentes do que o normal, o que pode causar secas em algumas áreas e enchentes em outras. Já durante La Niña, as águas ficam mais frias, o que pode causar o oposto: chuvas excessivas em algumas áreas e secas em outras. É importante que os estudantes entendam como esses fenômenos afetam o clima e a vida das pessoas, e como as ações humanas podem influenciar esses fenômenos. Nesta aula, os estudantes criarão um jogo com perguntas e afirmações para desenvolver o tema e seus tópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema El Niño e La Niña, explicando o que são e como afetam o clima e a vida das pessoas. Em seguida apresente a metodologia da gamificação e explique como ela será utilizada nesta aula. Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 e cada grupo irá escolher um tema relacionado ao El Niño e La Niña para desenvolver o jogo.Etapa 2 - Definição das perguntas e afirmações
Cada grupo irá criar 8 perguntas e 8 afirmações sobre o tema escolhido. As perguntas precisam ser claras e objetivas, e as afirmações verdadeiras ou falsas. Oriente os alunos sobre como criar perguntas e afirmações relevantes e desafiadoras.Etapa 3 - Preparação do jogo
Cada grupo irá preparar as cartas do jogo com as perguntas e afirmações criadas. Eles podem utilizar papel, cartolina ou outros materiais disponíveis. Oriente os alunos sobre como organizar as cartas e como criar regras para o jogo.Etapa 4 - Jogo em grupo
Os grupos irão jogar uns contra os outros, utilizando as cartas criadas por eles mesmos. Acompanhe o jogo e auxilie os grupos em caso de dúvidas. Ao final do jogo, faça uma discussão sobre os temas abordados e as respostas corretas.Etapa 5 - Reflexão
Os alunos irão fazer uma reflexão sobre o que aprenderam durante a aula e sobre a metodologia utilizada. Oriente os estudantes a pensar sobre como podem aplicar essa metodologia em outras disciplinas e temas.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando as principais ideias e conceitos apresentados durante a aula.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos na atividade e ofereça devolutivas individuais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de analisar as dinâmicas climáticas.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade de elaborar perguntas e afirmações relevantes e desafiadoras.
Critérios de avaliação
- Relevância e clareza das perguntas e afirmações criadas pelos alunos.
- Participação e colaboração dos alunos durante a criação do jogo.
- Desempenho dos alunos durante o jogo.
- Reflexão dos alunos sobre o que aprenderam e sobre a metodologia utilizada.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia da gamificação.
- Orientar os alunos na criação das perguntas e afirmações.
- Auxiliar os alunos durante o jogo.
- Estimular a reflexão dos alunos sobre o que aprenderam.
Ações do aluno
- Criar perguntas e afirmações relevantes e desafiadoras.
- Participar e colaborar durante a criação do jogo.
- Jogar e competir de forma saudável.
- Refletir sobre o que aprenderam e sobre a metodologia utilizada.