Aula sobre El Nino E La Nina
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
El Niño e La Niña são fenômenos climáticos que afetam todo o plante, inclusive o Brasil. Eles são causados por mudanças na temperatura da superfície do Oceano Pacífico e podem causar muitas consequências, como enchentes, secas e mudanças na temperatura. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre esses fenômenos e suas consequências, além de desenvolver habilidades como análise crítica e argumentação.
Etapa 1 - Introdução
Comece a aula explicando o que são El Niño e La Niña, suas causas e consequências. É importante apresentar exemplos práticos e didáticos, como notícias, imagens e vídeos.Etapa 2 - Grupos de estudo e pesquisa
Os alunos serão divididos em quatro grupos, cada um com um subtema relacionado a El Niño e La Niña, como "Consequências para a agricultura", "Consequências para o meio ambiente", "Consequências para as cidades" e "Consequências para a economia". Cada grupo irá pesquisar e discutir sobre o seu subtema. Oriente a escolha do tema.Etapa 3 - Modelo de júri
Os quatro grupos irão se reunir e escolher um representante para defender sua posição em um modelo de júri. A banca julgadora será formada por alunos que não participaram dos grupos de pesquisa. O objetivo é que cada grupo defenda seu ponto de vista e argumente sobre as consequências do fenômeno climático. Oriente os alunos da banca julgadora a se reunir e elaborar um modelo de avaliação por rubrica, para avaliarem o debate.Etapa 4 - Debate
Após as apresentações das defesas, os grupos de oposição irão apresentar os argumentos contrários. Depois devem debater entre si e apresentar argumentos contrários e a favor de cada subtema. Organize o tempo e o formato das apresentações. Estipule as regras do debate.Oriente os estudantes a preencherem as avaliações por rubricas.
Etapa 5 - Conclusão
Encerre a aula fazendo uma síntese do que foi discutido e reforçando a importância de entender os fenômenos climáticos e suas consequências.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise crítica e argumentação.
- Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
- Contextualizar o tema com exemplos práticos e didáticos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa em grupo.
- Qualidade dos argumentos apresentados.
- Coerência das ideias apresentadas.
- Respeito às opiniões contrárias.
- Clareza na apresentação das ideias.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva o tema da aula.
- Organizar os grupos de estudo e pesquisa.
- Estimular a participação e o debate.
- Fazer intervenções pontuais para esclarecer dúvidas e direcionar a discussão.
- Fazer uma síntese do que foi discutido e reforçar a importância do tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente dos grupos de pesquisa.
- Apresentar argumentos coerentes e bem embasados.
- Respeitar as opiniões contrárias.
- Realizar a avaliação por rubricas
- Participar do debate.