Aula sobre El Nino E La Nina

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


El Niño e La Niña são fenômenos climáticos que afetam todo o plante, inclusive o Brasil. Eles são causados por mudanças na temperatura da superfície do Oceano Pacífico e podem causar muitas consequências, como enchentes, secas e mudanças na temperatura. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre esses fenômenos e suas consequências, além de desenvolver habilidades como análise crítica e argumentação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula explicando o que são El Niño e La Niña, suas causas e consequências. É importante apresentar exemplos práticos e didáticos, como notícias, imagens e vídeos.

  2. Etapa 2 - Grupos de estudo e pesquisa

    Os alunos serão divididos em quatro grupos, cada um com um subtema relacionado a El Niño e La Niña, como "Consequências para a agricultura", "Consequências para o meio ambiente", "Consequências para as cidades" e "Consequências para a economia". Cada grupo irá pesquisar e discutir sobre o seu subtema. Oriente a escolha do tema.

  3. Etapa 3 - Modelo de júri

    Os quatro grupos irão se reunir e escolher um representante para defender sua posição em um modelo de júri. A banca julgadora será formada por alunos que não participaram dos grupos de pesquisa. O objetivo é que cada grupo defenda seu ponto de vista e argumente sobre as consequências do fenômeno climático. Oriente os alunos da banca julgadora a se reunir e elaborar um modelo de avaliação por rubrica, para avaliarem o debate.

  4. Etapa 4 - Debate

    Após as apresentações das defesas, os grupos de oposição irão apresentar os argumentos contrários. Depois devem debater entre si e apresentar argumentos contrários e a favor de cada subtema. Organize o tempo e o formato das apresentações. Estipule as regras do debate.

    Oriente os estudantes a preencherem as avaliações por rubricas.


  5. Etapa 5 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma síntese do que foi discutido e reforçando a importância de entender os fenômenos climáticos e suas consequências.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise crítica e argumentação.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Contextualizar o tema com exemplos práticos e didáticos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em grupo.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Coerência das ideias apresentadas.
  • Respeito às opiniões contrárias.
  • Clareza na apresentação das ideias.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o tema da aula.
  • Organizar os grupos de estudo e pesquisa.
  • Estimular a participação e o debate.
  • Fazer intervenções pontuais para esclarecer dúvidas e direcionar a discussão.
  • Fazer uma síntese do que foi discutido e reforçar a importância do tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente dos grupos de pesquisa.
  • Apresentar argumentos coerentes e bem embasados.
  • Respeitar as opiniões contrárias.
  • Realizar a avaliação por rubricas
  • Participar do debate.