Aula sobre El Nino E La Nina

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


El Niño e La Niña são fenômenos climáticos que afetam o clima em todo o planeta. Eles são caracterizados por mudanças na temperatura da superfície do mar no Oceano Pacífico, o que pode levar a mudanças no clima em todo o planeta. É importante que os alunos compreendam esse fenômeno e como ele pode afetar o clima em suas próprias regiões. Nesta aula, os alunos irão trabalhar em grupos para aprender mais sobre El Niño e La Niña e suas consequências, vantagens e desvantagens. Eles também irão analisar as práticas humanas que afetam a dinâmica climática.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema, contextualizando o fenômeno de El Niño e La Niña e como eles afetam o clima em todo o planeta. Utilize imagens e vídeos para ajudar na compreensão dos alunos. Divida os estudantes em três grupos e explique a dinâmica da rotação por estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Pesquisa

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre El Niño e La Niña e como eles afetam o clima em diferentes partes do mundo. Eles podem usar a internet, livros e revistas para coletar informações. Oriente os alunos a registrar as informações coletadas nesta estação. Um formulário pode ser utilizado.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Análise

    Nesta estação, os alunos irão analisar as informações sobre as consequências, vantagens e desvantagens do fenômeno de El Niño e La Niña em diferentes partes do planeta. Eles podem criar uma tabela para organizar as informações. Forneça os materiais necessários.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Práticas humanas

    Nesta estação, os alunos irão analisar as práticas humanas que afetam a dinâmica climática, como o queima de combustíveis fósseis e a poluição. Eles podem pesquisar exemplos de práticas humanas em sua própria região e identificar como elas afetam o clima local. Forneça os materiais necessários.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Com toda a turma, organize uma discussão para os alunos compartilhar as informações coletadas em cada estação. Incentive a discussão e a troca de ideias entre os alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão das informações apresentadas pelos alunos e enfatize a importância de entender como as práticas humanas afetam o clima. Os alunos também podem ser incentivados a pensar em maneiras de reduzir o impacto dessas práticas no clima.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos serão avaliados com base na participação em grupo, na qualidade das informações coletadas e apresentadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre as práticas humanas que afetam o clima.
  • Estimular a pesquisa e a coleta de informações sobre os fenômenos: El Niño e La Niña.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas estações
  • Qualidade das informações coletadas e apresentadas
  • Análise crítica das práticas humanas que afetam a dinâmica climática

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva
  • Orientar os alunos durante as atividades em grupo
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas discussões

Ações do aluno

  • Pesquisar e apresentar informações sobre El Niño e La Niña
  • Analisar as informações coletadas e identificar as consequências, vantagens e desvantagens do fenômeno
  • Identificar as práticas humanas que afetam a dinâmica climática em sua região e propor soluções para reduzir seu impacto.