Aula sobre Elementos Quimicos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O estudo dos elementos químicos é fundamental para compreender a estrutura da matéria e a composição de moléculas simples. Além disso, é importante que os estudantes possam reconhecer a evolução histórica dos modelos que descrevem a estrutura da matéria.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula falando sobre a importância dos elementos químicos na composição da matéria e como eles foram descobertos ao longo da história. É possível utilizar exemplos práticos, como o uso do fogo pelos homens pré-históricos para a obtenção de metais, bem como a descoberta de elementos radioativos e seus possíveis usos.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Depois, explique que cada grupo terá que criar um modelo de avaliação por pares, que será utilizado para avaliar o desempenho dos outros grupos.

  3. Etapa 3 - Definição dos critérios de avaliação

    Apresente aos alunos os critérios de avaliação que devem ser preenchidos no modelo de avaliação por pares: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  4. Etapa 4 - Elaboração do template

    Com base nos critérios de avaliação definidos, cada grupo deve elaborar um modelo de avaliação por pares. É possível entregar impresso, de acordo com o material de apoio disponibilizado.

  5. Etapa 5 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar sobre um elemento químico e suas características, como número atômico, massa atômica, estado físico, reatividade, possíveis aplicações e usos, entre outros aspectos relevantes. É possível utilizar livros didáticos e outras fontes para a pesquisa.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar a pesquisa realizada. Incentive a discussão e o debate sobre os aspectos apresentados por cada grupo, promovendo a participação ativa dos alunos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Ao final da atividade, cada grupo deve avaliar o desempenho dos demais grupos com base nos critérios definidos no modelo de avaliação por pares.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os elementos químicos no dia a dia
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho dos colegas e fornecer feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Incentivar a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Promover o debate e a discussão sobre os temas apresentados.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre o elemento químico designado.
  • Elaborar um modelo de avaliação por pares.
  • Apresentar e discutir o modelo com os demais grupos.