Aula sobre Elementos Quimicos

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A química está presente em nosso cotidiano de diversas formas, desde a água que bebemos até os medicamentos que tomamos. Nesta aula, vamos estudar sobre elementos químicos, que são substâncias puras que não podem ser decompostas em outras substâncias mais simples. Vamos utilizar a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos irão identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria e reconhecer sua evolução histórica.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Apresente o conceito de elementos químicos e suas características principais. Os alunos serão convidados a fazer uma lista de elementos químicos que conhecem.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo escolherá um elemento químico para estudar.

  3. Etapa 3 - Identificação de um problema

    Cada grupo deverá identificar um problema relacionado ao elemento químico escolhido. Por exemplo, o mercúrio é um elemento químico que pode causar danos à saúde humana. Os alunos deverão pesquisar sobre o problema e coletar informações.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os alunos deverão realizar entrevistas com pessoas reais e pesquisar em livros, sites e outras fontes confiáveis para coletar dados sobre o problema identificado.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Os alunos deverão analisar o contexto do problema, identificando as causas e possíveis soluções. Por exemplo, a contaminação por mercúrio pode ser causada pelo descarte inadequado de lâmpadas fluorescentes. Uma possível solução seria a instalação de pontos de coleta para o descarte correto desses materiais.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os alunos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com informações oficiais sobre o problema. Por exemplo, os alunos podem comparar os dados de contaminação por mercúrio em sua cidade com os dados de outras cidades.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Os grupos deverão propor soluções para o problema identificado. Por exemplo, os alunos podem criar um infográfico com informações sobre o descarte correto de lâmpadas fluorescentes e distribuir na comunidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria.
  • Reconhecer a evolução histórica dos modelos atômicos.
  • Promover a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em propor soluções para problemas relacionados à química.
  • Estimular a criatividade e a comunicação oral e escrita dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade.
  • Qualidade das informações coletadas e analisadas pelos grupos.
  • Criatividade e qualidade do infográfico produzido pelos grupos.
  • Coerência e clareza na apresentação das soluções propostas pelos grupos.
  • Habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e respeitar as opiniões dos colegas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha dos elementos químicos e na identificação dos problemas.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Acompanhar o desenvolvimento das atividades e tirar dúvidas dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
  • Estimular a criatividade e a comunicação oral e escrita dos alunos.

Ações do aluno

  • Escolher um elemento químico e identificar um problema relacionado a ele.
  • Realizar entrevistas e pesquisas para coletar informações sobre o problema.
  • Analisar o contexto do problema e comparar informações com dados oficiais.
  • Propor soluções criativas e apresentar em forma de infográfico.
  • Trabalhar em grupo, respeitar as opiniões dos colegas e participar ativamente de todas as etapas da atividade.