Aula sobre Elementos Quimicos

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Os elementos químicos estão presentes em diversos aspectos do nosso cotidiano, desde os alimentos que ingerimos até os materiais que utilizamos para construir nossas casas. Nesta aula, vamos entender melhor sobre a estrutura da matéria e como ela é composta por átomos e moléculas simples. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri para discutir e defender seus pontos de vista sobre o tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria e reconhecer sua evolução histórica.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e apresente exemplos de elementos químicos presentes no cotidiano dos alunos, como o ferro em um prego ou o oxigênio no ar que respiramos.

  2. Etapa 2 - Apresentação do modelo de júri

    Apresente o modelo de júri e explique como ele será aplicado na aula. Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e público. Cada grupo terá um papel diferente na discussão e defesa do tema.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos terão um tempo para pesquisar sobre o tema e preparar seus argumentos. Forneça materiais de apoio, como livros, artigos ou vídeos, para auxiliar na pesquisa.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão um tempo para apresentar seus argumentos e defender seus pontos de vista. A banca julgadora fará questionamentos e avaliará a qualidade dos argumentos apresentados. O público poderá fazer perguntas e comentários ao final.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e incentivará os alunos a continuarem pesquisando e aprendendo sobre a estrutura da matéria.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a pesquisa e o pensamento crítico.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante o debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Coerência e consistência dos argumentos apresentados pela banca julgadora.
  • Capacidade de comunicação e expressão dos alunos.
  • Participação e engajamento do público durante o debate.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Fornecer materiais de apoio para a pesquisa.
  • Estimular a participação e o engajamento dos alunos durante o debate.
  • Avaliar a qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e incentivar a continuidade da pesquisa.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o tema.
  • Preparar argumentos consistentes e coerentes.
  • Participar ativamente do debate e defender seu ponto de vista.
  • Fazer perguntas e comentários durante o debate.
  • Avaliar a qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos.