Aula sobre Elementos Quimicos
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Os elementos químicos estão presentes em diversos aspectos do nosso cotidiano, desde os alimentos que ingerimos até os materiais que utilizamos para construir nossas casas. Nesta aula, vamos entender melhor sobre a estrutura da matéria e como ela é composta por átomos e moléculas simples. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri para discutir e defender seus pontos de vista sobre o tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria e reconhecer sua evolução histórica.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e apresente exemplos de elementos químicos presentes no cotidiano dos alunos, como o ferro em um prego ou o oxigênio no ar que respiramos.Etapa 2 - Apresentação do modelo de júri
Apresente o modelo de júri e explique como ele será aplicado na aula. Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e público. Cada grupo terá um papel diferente na discussão e defesa do tema.Etapa 3 - Pesquisa
Os alunos terão um tempo para pesquisar sobre o tema e preparar seus argumentos. Forneça materiais de apoio, como livros, artigos ou vídeos, para auxiliar na pesquisa.Etapa 4 - Debate
Os grupos defensor e opositor terão um tempo para apresentar seus argumentos e defender seus pontos de vista. A banca julgadora fará questionamentos e avaliará a qualidade dos argumentos apresentados. O público poderá fazer perguntas e comentários ao final.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e incentivará os alunos a continuarem pesquisando e aprendendo sobre a estrutura da matéria.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Incentivar a pesquisa e o pensamento crítico.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante o debate.
- Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
- Coerência e consistência dos argumentos apresentados pela banca julgadora.
- Capacidade de comunicação e expressão dos alunos.
- Participação e engajamento do público durante o debate.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Fornecer materiais de apoio para a pesquisa.
- Estimular a participação e o engajamento dos alunos durante o debate.
- Avaliar a qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos.
- Fazer uma conclusão sobre o tema e incentivar a continuidade da pesquisa.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre o tema.
- Preparar argumentos consistentes e coerentes.
- Participar ativamente do debate e defender seu ponto de vista.
- Fazer perguntas e comentários durante o debate.
- Avaliar a qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos.