Aula sobre Elementos Quimicos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os elementos químicos são substâncias puras que não podem ser decompostas em outras mais simples. Eles são a base de tudo o que nos rodeia, desde o ar que respiramos até os alimentos que comemos. Compreender os elementos químicos é essencial para entender a estrutura da matéria e como ela funciona.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Contextualize sobre os elementos químicos para os alunos. É possível comentar que tudo ao nosso redor é composto deste elementos químicos, desde os produtos de limpeza até a alimentação. Depois, divida os alunos em grupos de 5 e explique a atividade proposta.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1 - Compreendendo a tabela periódica

    Disponibilize uma tabela periódica impressa nesta estação. Os alunos devem identificar os elementos químicos e suas propriedades, a partir da análise da tabela.

    Estação 2 - Experimentos

    Prepare uma bancada com experimentos simples, como, por exemplo: combustão de diferentes elementos químicos (magnésio, carbono, fósforo) ou misturas homogêneas e heterogêneas (água com óleo, vinagre com bicarbonato de sódio). Realize junto aos alunos as experiências e peça para registrarem o acontecido.

    Estação 3 - Analisando composição

    Disponha nesta estação rótulos de diferentes materiais, como alimentos, produtos de limpeza e objetos do cotidiano. Os alunos devem analisar a composição química de cada item, a fim de relacionar com a importância de aprender sobre os elementos químicos.


  3. Etapa 3 - Avaliação

    Oriente cada grupo a confeccionar o template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Após confeccionado, os alunos devem discutir a atividade realizada, bem como avaliá-la no template.

  4. Etapa 4 - Encerramento

    Faça um apanhado do que os alunos observaram nas estações, relacionando com a importância de aprender sobre os elementos químicos. Estimule a participação dos alunos na discussão e responda eventuais dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender a importância dos elementos químicos
  • Fomentar a curiosidade e o interesse dos alunos pela química.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de avaliação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos elementos químicos e suas propriedades.
  • Observação e compreensão das diferentes reações químicas realizadas.
  • Participação ativa e engajamento nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia da rotação por estações.
  • Orientar e tirar dúvidas nas estações.
  • Guiar a discussão em grupo e fazer uma síntese do que foi aprendido.

Ações do aluno

  • Realizar as atividades propostas em cada estação
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs com avaliações coerentes e pertinentes.
  • Participar ativamente das atividades propostas.