Aula sobre Elementos Quimicos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os elementos químicos estão presentes em nosso cotidiano de diversas formas, desde a água que bebemos até os medicamentos que tomamos. Nesta aula, vamos explorar a estrutura da matéria e a composição dos átomos e moléculas, identificando modelos que descrevem sua constituição. Utilizaremos a metodologia ativa de Sala de Aula Invertida, em que os alunos serão protagonistas do seu próprio aprendizado, criando um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias, aprofundando o tema de forma colaborativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize-o com exemplos práticos e didáticos. Em seguida, explique como a metodologia ativa de Sala de Aula Invertida será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Seleção de materiais

    Disponibilize aos alunos materiais para estudo, como vídeos, textos, infográficos e áudios. Os estudantes deverão selecionar e estudar os materiais que mais chamarem sua atenção.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos deverão criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Auxilie os alunos na criação do mapa, tirando dúvidas e orientando-os sobre a organização das informações.

  4. Etapa 4 - Troca de informações

    Os alunos deverão trocar informações sobre seus mapas conceituais, discutindo e aprofundando o tema em grupo. Acompanhe as discussões e tire dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando suas ideias centrais e sub-ideias. Incentive a participação de todos os alunos durante as apresentações.

  6. Etapa 6 - Discussão em sala

    Conduza uma discussão em sala de aula, aprofundando o tema e tirando dúvidas dos alunos. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria e reconhecer sua evolução histórica.
  • Estimular a colaboração e a troca de informações entre os alunos.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a criação do mapa conceitual e a troca de informações em grupo.
  • Qualidade e organização do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Participação dos alunos durante as apresentações dos mapas conceituais.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos e didáticos.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual e tirar dúvidas.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos durante as discussões e apresentações dos mapas conceituais.

Ações do aluno

  • Selecionar e estudar os materiais disponibilizados pelo professor.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo ideias centrais e sub-ideias.
  • Trocar informações e discutir o tema em grupo.