Aula sobre Emigrantes E Imigrantes

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O tema "Emigrantes e Imigrantes" é um assunto relevante e atual, que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano dos estudantes, como nas notícias sobre refugiados, nas histórias de familiares que migraram para outras regiões ou países, ou até mesmo em filmes e séries que abordam o tema. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um modelo de design sprint visando desenvolver a habilidade em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "Emigrantes e Imigrantes" e explique a metodologia Design Sprint.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada um irá escolher um problema relacionado à migração para trabalhar durante a aula.

  3. Etapa 3 - Entender

    Cada grupo irá pesquisar sobre o problema escolhido, procurando informações sobre as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.

  4. Etapa 4 - Esboçar

    Os grupos criarão um esboço de solução para o problema escolhido, utilizando a criatividade e a imaginação para propor ideias inovadoras.

  5. Etapa 5 - Decidir

    Cada grupo irá discutir e decidir qual a melhor solução para o problema escolhido, considerando os critérios de avaliação definidos pelo professor.

  6. Etapa 6 - Prototipar e Testar

    Cada grupo irá prototipar a solução escolhida e testá-la em uma situação simulada. Em seguida, os grupos irão apresentar suas soluções para a turma e discutir as ideias propostas pelos colegas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá conduzir uma discussão sobre as soluções propostas pelos grupos, destacando as ideias mais criativas e inovadoras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na proposição de soluções inovadoras para problemas relacionados à migração.
  • Incentivar a pesquisa e o trabalho em grupo para a construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Adequação da solução proposta ao problema escolhido.
  • Criatividade e inovação na proposição da solução.
  • Coerência com as informações pesquisadas sobre as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
  • Habilidade na apresentação da solução proposta.
  • Participação e colaboração no trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia Design Sprint.
  • Definir os critérios de avaliação.
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre o problema escolhido.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na proposição de soluções inovadoras.
  • Conduzir a discussão sobre as soluções propostas pelos grupos.

Ações do aluno

  • Escolher um problema relacionado à migração para trabalhar durante a aula.
  • Pesquisar sobre as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
  • Criar um esboço de solução para o problema escolhido.
  • Discutir e decidir qual a melhor solução para o problema escolhido.
  • Prototipar a solução escolhida e testá-la em uma situação simulada.