Aula sobre Emigrantes E Imigrantes

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A aula sobre "Emigrantes e Imigrantes" é fundamental para que os alunos compreendam as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história. É importante entenderem os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Emigrantes e Imigrantes", explicando as diferenças entre os dois conceitos e contextualizando\- o no mundo atual.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e criarão um mapa de empatia para um emigrante ou imigrante.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo irá apresentar o seu mapa de empatia e explicar as motivações do emigrante ou imigrante.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as semelhanças e diferenças entre os mapas de empatia, identificando as motivações comuns dos emigrantes e imigrantes.

  5. Etapa 5 - Apresentação de exemplos práticos

    O professor apresentará exemplos práticos de emigrantes e imigrantes, como a história de vida de pessoas que deixaram seus países de origem em busca de melhores condições de vida.

  6. Etapa 6 - Debate em grupo

    Os alunos irão debater nos grupos os exemplos práticos apresentados pelo professor, identificando as principais motivações dos emigrantes e imigrantes.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando as principais ideias discutidas pelos alunos e incentivando-os a refletir sobre a importância do tema para a compreensão da história e da geografia mundial.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.
  • Estimular a empatia e o respeito às diferenças culturais e sociais.
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica e reflexiva sobre temas atuais e históricos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade e clareza na apresentação do mapa de empatia.
  • Identificação correta das motivações dos emigrantes e imigrantes.
  • Análise crítica e reflexiva dos exemplos práticos apresentados pelo professor.
  • Capacidade de relacionar o tema com a história e a geografia mundial.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Apresentar exemplos práticos que possam apoiar o entendimento dos alunos.
  • Estimular a empatia e o respeito às diferenças culturais e sociais.
  • Concluir a aula reforçando as principais ideias discutidas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um mapa de empatia com qualidade e clareza.
  • Identificar corretamente as motivações dos emigrantes e imigrantes.
  • Analisar criticamente e refletir sobre os exemplos práticos apresentados pelo professor.
  • Relacionar o tema com a história e a geografia mundial.