Aula sobre Emigrantes E Imigrantes

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O tema "Emigrantes e Imigrantes" é um assunto atual e relevante para a compreensão da geografia humana. O objetivo desta aula é que os alunos possam criar um modelo de júri a partir da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), excelente ferramenta para desenvolver a habilidade dos alunos em discutir e compreender os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema "Emigrantes e Imigrantes" e explique a importância do assunto para a compreensão da geografia humana. O professor também pode utilizar exemplos práticos para contextualizar o tema, como notícias recentes sobre migração de refugiados.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida turma em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  3. Etapa 3 - Grupo observadores

    O grupo de observadores deve acompanhar a discussão dos demais grupos e fazer anotações para apresentar ao final da aula.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar sobre um período histórico de fluxos migratórios, como a migração dos povos germânicos para a Europa Ocidental ou a migração dos africanos para as Américas durante a época colonial. Os grupos defensor e opositor devem buscar argumentos para defender ou questionar a migração em questão.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos defensor e opositor devem apresentar seus argumentos para a banca julgadora, que avaliará a qualidade dos argumentos apresentados. O grupo de observadores também pode fazer perguntas aos grupos defensor e opositor para complementar a discussão.

  6. Etapa 6 - Deliberação

    A banca julgadora deve avaliar os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor e decidir qual grupo apresentou os melhores argumentos.

  7. Etapa 7 - - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma síntese dos principais pontos discutidos durante o debate. Os alunos também devem ter a oportunidade de fazer perguntas e comentários sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Favorecer o aprofundamento nos temas abordados.
  • Estimular o trabalho em equipe e a pesquisa em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentar e debater.

Critérios de avaliação

  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Participação dos alunos durante o debate.
  • Qualidade das perguntas e comentários dos alunos durante a conclusão.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo.
  • Dividir a turma em grupos e explicar as funções de cada um.
  • Estimular a pesquisa em grupo e auxiliar os alunos durante a busca por informações relevantes.
  • Moderar o debate e garantir que todos os grupos tenham a oportunidade de apresentar seus argumentos.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos discutidos durante o debate.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o período histórico de fluxos migratórios designado pelo professor.
  • Elaborar argumentos para defender ou questionar a migração em questão.
  • Participar ativamente do debate e fazer perguntas e comentários relevantes durante a conclusão.
  • Registrar as principais informações discutidas durante o debate.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os demais membros do grupo.