Aula sobre Emigrantes E Imigrantes
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O tema "Emigrantes e Imigrantes" é um assunto atual e relevante para a compreensão da geografia humana. O objetivo desta aula é que os alunos possam criar um modelo de júri a partir da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), excelente ferramenta para desenvolver a habilidade dos alunos em discutir e compreender os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema "Emigrantes e Imigrantes" e explique a importância do assunto para a compreensão da geografia humana. O professor também pode utilizar exemplos práticos para contextualizar o tema, como notícias recentes sobre migração de refugiados.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida turma em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Etapa 3 - Grupo observadores
O grupo de observadores deve acompanhar a discussão dos demais grupos e fazer anotações para apresentar ao final da aula.Etapa 4 - Pesquisa
Cada grupo deve pesquisar sobre um período histórico de fluxos migratórios, como a migração dos povos germânicos para a Europa Ocidental ou a migração dos africanos para as Américas durante a época colonial. Os grupos defensor e opositor devem buscar argumentos para defender ou questionar a migração em questão.Etapa 5 - Debate
Os grupos defensor e opositor devem apresentar seus argumentos para a banca julgadora, que avaliará a qualidade dos argumentos apresentados. O grupo de observadores também pode fazer perguntas aos grupos defensor e opositor para complementar a discussão.Etapa 6 - Deliberação
A banca julgadora deve avaliar os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor e decidir qual grupo apresentou os melhores argumentos.Etapa 7 - - Conclusão
Encerre a aula fazendo uma síntese dos principais pontos discutidos durante o debate. Os alunos também devem ter a oportunidade de fazer perguntas e comentários sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Favorecer o aprofundamento nos temas abordados.
- Estimular o trabalho em equipe e a pesquisa em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentar e debater.
Critérios de avaliação
- Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
- Participação dos alunos durante o debate.
- Qualidade das perguntas e comentários dos alunos durante a conclusão.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo.
- Dividir a turma em grupos e explicar as funções de cada um.
- Estimular a pesquisa em grupo e auxiliar os alunos durante a busca por informações relevantes.
- Moderar o debate e garantir que todos os grupos tenham a oportunidade de apresentar seus argumentos.
- Fazer uma síntese dos principais pontos discutidos durante o debate.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o período histórico de fluxos migratórios designado pelo professor.
- Elaborar argumentos para defender ou questionar a migração em questão.
- Participar ativamente do debate e fazer perguntas e comentários relevantes durante a conclusão.
- Registrar as principais informações discutidas durante o debate.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os demais membros do grupo.